TEXTO:
70% dos leitores de jornais online postam conteúdo na internet
14/09/2012
Caráter participativo dos internautas pode ser explorado pelos meios de comunicação.
Istockphoto
​37% da população lê jornal diariamente nas principais regiões metropolitanas do país segundo os dados do Target Group Index.
​Com a propagação da cultura digital, os meios de comunicação se deparam com o desafio de entender e se adaptar a um novo público, que se mostra ávido por participar ativamente da busca e troca de informações.

Hoje, 37% da população lê jornal diariamente nas principais regiões metropolitanas do país segundo os dados do Target Group Index. Desse total, 11% já fazem a leitura virtual dos meios e o número de leitores exclusivamente online chega a 1,5 milhão de pessoas.

“O leitor de jornais online é menos conservador e mais antenado com o mundo. Ele participa de blogs e redes sociais, além de ler jornais”, explica Roberto Lobl, diretor regional do Target Group Index para América Latina do IBOPE Media.

Cerca de 79% dos leitores de jornais online acessaram blogs e outras comunidades nos últimos 30 dias, percentual que cai para 50% entre os leitores de impressos.

Outra característica a ser destacada nos leitores online é o caráter participativo do segmento, pois 70% das pessoas que leem as versões digitais dos jornais postam ou produzem conteúdo na internet.

“Isso demonstra que os jornais podem investir na participação do internauta. Algumas publicações já conseguiram igualar o número de leitores online com os de impressos potencializando seu crescimento”, informa Lobl.
Comentários
Adriano Foss
17/set/2012
Esta pró-atividade dos internautas reflete diretamente no grande número de ações publicitárias, que buscam propositadamente gerar interação a partir de suas postagens, apostando no potencial de viralização das mesmas. A publicidade espontânea, gratuita e social vem se tornando a mais desejada pelos publicitários e empreendedores, devido ao excelente custo-benefício de suas produções e principalmente pelo fácil monitoramento de resultados. Ferramentas de métricas e KPI's se multiplicam a cada instante, aumentando o interesse dos usuários e o número de vagas para novos profissionais das áreas de Marketing e Internet.
TAGS
Internet; Mídias impressas
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Expectativa de aumento da carga de trabalho, no curto prazo, é alta entre profissionais
12/nov/2015
Segundo CONECTA, principais motivadores para escolher novo trabalho são plano de saúde, horário flexível e remuneração acima da média
88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo
16/set/2015
72% dividem a atenção entre televisão e redes sociais
 

 Soluções Relacionadas

 
Monitoramento do comércio eletrônico.
Perfil completo do usuário de smartphone e seus hábitos
Apresenta e aprofunda o conhecimento sobre a estrutura da internet.
Os embaixadores de marcas e como engajar o público.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media