TEXTO:
88% dos líderes empresariais pernambucanos consideram o cenário político o tema mais preocupante para a economia
23/09/2015
41% acham que receita de sua empresa neste ano vai ser pior do que em 2014
O cenário político continua preocupando os líderes empresariais pernambucanos. É o que revela o 5º Termômetro Empresarial IBOPE Inteligência / Lide Pernambuco, realizado com acionistas, presidentes e diretores de empresas do estado com faturamento igual ou superior a R$ 50 milhões por ano. De acordo com a pesquisa, 88% consideram o cenário político o tema mais preocupante para a economia em 2015. Em agosto eram 82% e em junho, 77%.
O segundo tema que mais preocupa as lideranças do estado é a inflação, mas em patamar muito menor: 8% (eram 11% em agosto e 16% em junho).

O cenário político do Brasil também é o que mais impede o crescimento das empresas segundo 64% dos executivos de Pernambuco, 10 pontos percentuais a mais do que o verificado em agosto. Outros motivos mencionados são carga tributária (17%), diminuição da demanda (10%) e juros (9%).

A previsão de receita para 2015 permanece no mesmo patamar do mês passado. Em setembro, 41% dos entrevistados esperam que a receita neste ano seja pior do que a do ano passado, enquanto em agosto esse era o pensamento de 43% e, em junho, o de 32%.

Melhoria – A área que mais precisa melhorar em Pernambuco, de acordo com os entrevistados, é a infraestrutura, citada por 55%. Na sequência aparecem educação (19%) e segurança (11%). Já em relação ao país, a política, citada por 39%, é a área que mais precisa de melhorias, seguida da educação (37%) e da infraestrutura (21%).

Avaliações – Os líderes pernambucanos também avaliaram as administrações federal, estadual e municipal. O governo da presidente Dilma Rousseff piora sua avaliação: é considerado ruim ou péssimo por 98% dos entrevistados (91% em agosto e 88% em junho). Outros 2% avaliam a gestão de Dilma como regular (eram 6% e 9% nas duas pesquisas anteriores) e apenas 1% a considera ótima ou boa (4% e 2% nos levantamentos de agosto e junho).

A administração do governador Paulo Câmara também apresenta piora de avaliação. Os que a consideram ótima ou boa somam 31%, 13 pontos percentuais abaixo do registrado em agosto. Os que a consideram regular se mantém praticamente estáveis, indo de 52% em agosto para 51% em setembro. Já os que a avaliam de maneira negativa (ruim e péssimo) vão de 2% em junho e 4% em agosto para 18% neste mês.

O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, vê novamente uma diminuição dos que o avaliam positivamente. A citação de ótimo e bom recua de 65% em junho e 40% em agosto para 34% em setembro. Sua avaliação regular aumenta dos 42% em agosto para 47% neste mês e a avaliação negativa (ruim e péssima) permanece em 19%.

Impeachment – Mais da metade dos empresários pernambucanos (55%) acreditam em um impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nesse caso, 40% acham que o vice-presidente Michel Temer assume o cargo e 15% apontam a convocação de novas eleições. Há também 34% que indicam a renúncia de Dilma, com a posse de Temer, e 11% que acreditam na continuidade da presidente no cargo.

Reforma política - Em relação ao financiamento de campanhas políticas por empresas, 56% são a favor, dos quais 48% acham que deve haver algumas restrições e 8% não acham necessária nenhuma alteração no que é praticado atualmente. Os que são contrários a essa medida somam 44%. 


Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
Pernambuco
 

 Notícias Relacionadas

 
 
82% dos líderes empresariais de Pernambuco consideram o cenário político o tema mais preocupante para a economia
08/set/2015
43% acham que receita de sua empresa neste ano vai ser pior do que em 2014
Cenário político é o tema mais preocupante para a economia, segundo 75% dos líderes empresariais pernambucanos
02/jul/2015
Maioria afirma que conjuntura atual do país impede o crescimento da empresa
 

 Soluções Relacionadas

 
Não foram encontrados itens para Produtos Relacionados desta página.
 
PUBLICIDADE
Não Existe Publicidades para serem exibidas.
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media