TEXTO:
Acesso à internet no Brasil atinge 94,2 milhões de pessoas
17/12/2012
Número inclui crianças e adolescentes com acesso em casa
istockphoto
​IBOPE Media paasa a incluir crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) na medição de acesso á internet
​O total de pessoas com acesso à internet no Brasil, no terceiro trimestre de 2012, foi de 94,2 milhões, segundo o IBOPE Media. Esse número considera as pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), mais as crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em domicílios.

A partir deste trimestre, o IBOPE Media passou a incluir na medição do acesso geral as crianças e adolescentes de 2 a 15 anos de idade com acesso em casa. Sem considerar esse público, o número total com acesso no Brasil seria de 85,3 milhões no terceiro trimestre de 2012, representando crescimento de 2,4% sobre os 83,4 milhões do trimestre anterior e de 8,8% sobre os 78,5 milhões do terceiro trimestre de 2011.

Segundo Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online, a inclusão do acesso domiciliar do público de 2 a 15 anos no número total de internautas foi uma proposta do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil, que sempre defendeu a importância de se ter um número que desse uma compreensão mais abrangente do tamanho do mercado de internet no Brasil. “Sempre incluímos as crianças e adolescentes na medição do acesso domiciliar. E agora teremos também esse público contabilizado no número geral de pessoas com acesso, dando ao mercado uma avaliação completa da força da internet brasileira”, informou a diretora.

Trabalho e domicílios
O acesso no local de trabalho ou em domicílios chegou a 72,4 milhões no quarto trimestre de 2012, o que significou um aumento de 2,1% sobre os 70,9 milhões do terceiro trimestre de 2012 e de 14% em relação aos 63,5 milhões do quarto trimestre de 2011.

Quando se considera somente a medição em domicílios, o crescimento foi ainda maior. O número de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet foi de 69,5 milhões no quarto trimestre de 2012, um aumento de 2,5% sobre o trimestre anterior e de 16% sobre o mesmo trimestre do ano de 2011.

Do total de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet, 44,7 milhões foram usuários ativos em novembro de 2012. O crescimento foi de 3,1% sobre os 43,3 milhões de outubro de 2012 e de 14% sobre novembro de 2011.
Em casa e no local de trabalho, o número de usuários ativos chegou a 53,6 milhões em novembro de 2012, resultado de um aumento de 0,7% sobre o mês anterior e de 12% na comparação com novembro de 2011.

As categorias com maior crescimento no número de usuários únicos em novembro foram as de companhias aéreas, com aumento mensal de 11,4%; as de pagamento seguro de compras online, com evolução de 5,4%; e as de informações e produtos para animais domésticos, com crescimento de 14,1%.
Comentários
Comunicação institucional IBOPE
27/jun/2013
Marcus, você pode solicitar a assinatura da ferramenta Netview (http://migre.me/fd3ag) ou a aquisição da pesquisa Internet Pop (http://migre.me/fd3hL). Acesse a página de orçamento de pesquisa (http://migre.me/fd3pV) e detalhe a sua necessidade para que nosso departamento comercial possa atendê-lo.
Marcos
27/jun/2013
Gostaria de saber como posso ter acesso ao relatório/estudo do Ibope Nielsen Online? Obrigado.
Comunicação IBOPE
07/jan/2013
Prezado Thiago, Usuários ativos são aqueles que acessaram à internet nos últimos 30 dias. A denominação correta para "usuários em geral" é "pessoas com acesso", que são aquelas que têm acesso à rede, mas não necessariamente o fizeram no período.
Thiago Guimaraes
21/dez/2012
Gostaria de saber a definição de usuários ativos e como difere da de usuários em geral. Obrigado, Thiago
Jefther
20/dez/2012
E mesmo assim ainda temos um péssimo serviço de internet. Que cobra valores altíssimos por um produto de má qualidade. Países como Canada tem um serviço de internet muito melhor, e por um preço muito mais acessível.
TAGS
Internet
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Expectativa de aumento da carga de trabalho, no curto prazo, é alta entre profissionais
12/nov/2015
Segundo CONECTA, principais motivadores para escolher novo trabalho são plano de saúde, horário flexível e remuneração acima da média
88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo
16/set/2015
72% dividem a atenção entre televisão e redes sociais
 

 Soluções Relacionadas

 
Pesquisa sobre o internauta brasileiro, com integração à base do Target Group Index.
Monitoramento do comércio eletrônico.
Monitoramento e análise de campanhas online.
Informa o que os consumidores falam sobre as marcas nas redes sociais.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media