TEXTO:
Brasileiros devem gastar R$ 55 bilhões com produtos de beleza neste ano
09/09/2013
Classe C é a que possui o maior potencial de consumo para esses artigos
shutterstock
​O consumo de produtos de beleza e higiene deve ter um crescimento de 11% neste ano em comparação com 2012
​O consumo de produtos de beleza e higiene deve ter um crescimento de 11% neste ano em comparação com 2012, como aponta o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. De acordo com o estudo, os brasileiros devem gastar R$ 55,13 bilhões com esses produtos neste ano, frente aos R$ 49,65 bilhões de 2012.
 
A classe C, que representa 53% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo: R$ 24,6 bilhões, o que representa 45% do total do consumo nacional. Logo em seguida vem a classe B, que com 25% dos domicílios em área urbana tem um potencial de gasto com esses produtos estimado em R$ 21,06 bilhões (38% do consumo).
 
    Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por classe
Classe
Número de domicílios em área urbana
% Domicílios
Potencial de consumo
(R$ milhões)
% Potencial de consumo
A
1.398.055
2,72
4.715,68
8,55
B
13.916.180
25,11
21.065,70
38,20
C
27.040.220
52,56
24.646,24
44,70
DE
10.087.588
19,61
4.711,02
8,54
Brasil
51.442.043
100
   55.138,64
100
     Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência

Por região, o Sudeste representa metade do consumo do país, seguido pelo Nordeste (19%) e Sul (16%). Entretanto, os moradores da região Sul são os que mais gastam com esses produtos, com consumo anual de R$ 374,59 por habitante, enquanto no Centro-Oeste é de R$ 365,60, e no Sudeste, de R$ 361,58. A média per capta nacional é de R$ 335,88.
 
      Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por região
Região
Potencial de Consumo
(R$ milhões)
% Potencial de Consumo
Consumo per Capita
R$/hab por ano
Norte
3.728,60
6,76
307,30
Nordeste
10.399,29
18,86
262,61
Sudeste
27.472,44
49,82
361,58
Sul
8.820,83
16,00
374,59
Centro oeste
4.717,48
8,56
365,60
Brasil
55.138,64
100
335,88
     Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência
 
Quando os dados por classe e região são cruzados, o Pyxis Consumo aponta que a classe C do Sudeste é a que mais vai gastar com produtos de beleza: R$ 11,84 bilhões. A classe B, também do Sudeste, tem o segundo maior potencial de consumo dessa categoria, com R$ 11,61 bilhões. A classe A do Norte é a que menos vai consumir esses produtos neste ano, com gastos estimados em R$ 292,84 milhões.
 
Potencial de consumo por classe e por região
 
Classe
Sul
(R$ milhões)
Sudeste
(R$ milhões)
Nordeste
(R$ milhões)
Norte
(R$ milhões)
Centro Oeste
(R$ milhões)
A
804,64
2.390,58
719,97
292,84
507,65
B
3.566,56
11.615,11
2.759,73
1.251,93
1.872,37
C
3.948,69
11.842,53
5.107,72
1.757,42
1.989,88
DE
500,94
1.624,22
1.811,87
426,41
347,58
Total
8.820,83
27.472,44
10.399,29
3.728,60
4.717,48
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência 

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui compra de perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante e tinta para o cabelo, escova de dente, creme e fio dental, xampu, sabonete, esponja para banho, barbeador, lenço de papel, papel higiênico, absorvente, aparelho de barbear e cotonete. 
Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
Potencial de consumo
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Brasileiros devem gastar R$ 46 bilhões com serviços pessoais
15/mai/2015
De acordo com o Pyxis Consumo, estado de São Paulo apresenta maior potencial de consumo
Fluxo de pessoas em shopping cresceu 1,4% no último Natal segundo Iflux
28/jan/2015
Indicador aponta que empreendimentos com até 20 mil m2 de ABL são os que mais cresceram
 

 Soluções Relacionadas

 
Identifica o potencial de consumo de cada município brasileiro.
Programas que contêm informações específicas para o varejo
Tenha dados econômicos, demográficos e de consumo de todas as cidades do país
Amplie o índice de retenção e o grau de satisfação de seus clientes.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media