TEXTO:
Cai a confiança dos brasileiros nas instituições
02/08/2013
Índice de Confiança Social, realizado anualmente, mostra que todas as instituições foram afetadas
istock
​As 18 instituições avaliadas no ICS buscam representar diferentes setores da sociedade brasileira.
​A confiança dos brasileiros nas instituições em geral e nos grupos sociais cai 7 pontos em relação ao ano passado, de acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo IBOPE Inteligência, refletindo o atual momento de protestos e críticas que ocorrem pelo país.
 
As 18 instituições avaliadas no ICS buscam representar diferentes setores da sociedade brasileira, tanto das esferas pública e privada, como da sociedade civil, e os resultados deste ano revelam queda na confiança em relação a todas elas. A perda mais relevante ocorre na confiança na Presidente da República, que passa de 63 para 42 pontos (em uma escala que vai de 0 a 100) em relação a 2012. O Governo Federal também registra queda expressiva, indo de 53 para 41. “Mesmo com esta queda significativa, a Presidência da República fica em 11º lugar no ranking, com resultado melhor do que o Congresso Nacional e os Partidos Políticos que continuam ocupando as últimas posições.”explica Márcia Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência. “O ICS é um termômetro social que reflete o clima atual do país.”
 
Os bombeiros, que tradicionalmente ocupam o topo do ranking, continuam em primeiro lugar, mas seu índice também diminui: de 83 para 77 pontos. O sistema público de saúde, por sua vez, registra queda de 10 pontos e passa de 42 para 32.
 
ICS 2013 – Instituições
Confiança nas instituições – 0 a 100
O ICS mede ainda a confiança dos brasileiros nas pessoas e grupos sociais e, mesmo nesses casos, o estudo mostra que a confiança também cai. As pessoas da família encabeçam a lista com uma média de 90 pontos, praticamente idêntica aos 91 do ano anterior. A confiança nos vizinhos, por sua vez, diminui em 4 pontos, enquanto nos amigos e nos brasileiros em geral, a redução é de 3 pontos para cada um.
 
Metodologia
O Índice de Confiança Social ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 140 municípios. A pesquisa foi realizada entre 11 e 15 de julho.
 
O levantamento considera duas dimensões: a pessoal, dos indivíduos mais próximos do convívio do cidadão, e a das instituições e organizações sociais. A partir desses dois índices, é calculado um único índice de confiança social.
 
A composição do índice é feita utilizando-se uma escala de quatro pontos, em que é possível medir muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança e nenhuma confiança. No fim, todas as pontuações atribuídas são somadas e divididas pelo número de entrevistados, resultando no índice geral. A pontuação é padronizada em uma escala de zero a 100 para que seja possível fazer comparações, mesmo incluindo ou retirando instituições do estudo.
 
Comentários
Jorge Nuno Bittencourt
06/jun/2014
No meu entendimento, a falta de confiança nas instituições esta relacionada a falta de pessoas "HUMANAS e PROFISSIONAIS". Falta comprometimento e responsabilidade dos agentes públicos na gestão da maquina pública. Jorge Nuno Funcionário Público - SC.
Comunicação IBOPE Inteligência
25/nov/2013
Francis, detalhes sobre essa pesquisa e margem de erro estão no relatório disponível para download. Para entender mais sobre nossa metodologia acesse http://www.ibope.com.br/pt-br/relacionamento/duvidas-frequentes/Paginas/Pesquisas-eleitorais.aspx
Francis Grala
24/nov/2013
Acredito que em um País de cerca de 2 milhões de habitantes e mais de 3000 municípios, ouvir 2000 pessoas me parece muito pouco. Poderia arriscar que o povo do campo não foi necessariamente ouvido. Ademais, qual seria a margem de erro ?
Comunicação IBOPE Inteligência
16/set/2013
Vanderlan, agradecemos seu comentário e esclarecemos que a pesquisa divulgada nesta página foi realizada em 2013, enquanto a pesquisa que está no link http://www4.ibope.com.br/giroibope/14edicao/capa02.html foi realizada em 2009. Esta é a razão da diferença.
Vanderlan
15/set/2013
TEM ALGO ERRADO NO GRÁFICO DA REPORTAGEM. NESTE, O INDICE PARA A POLÍICA É DE 48. NO SITE DO IBOPE: http://www4.ibope.com.br/giroibope/14edicao/capa02.html O ÍNDICE PARA A POLÍCIA É DE 52. QUEM ESTÁ INFORMANDO ERRADO?
Antonio Martinho Miranda Mota
08/set/2013
Não seria interessante substituir a palavra Igrejas por Religião.
Comunicação institucional IBOPE
05/ago/2013
Caros, agradecemos a todos pelos comentários e informamos que o IBOPE Inteligência avalia com bons olhos a possibilidade de inclusão do Ministério Público nas novas rodadas da pesquisa do Índice de Confiança Social. Vamos aguardar a nova edição do ICS para poder ter como compará-lo com as demais instituições.
Manuel Pinheiro
03/ago/2013
Reforço a observação de Adriano de Castro sobre a necessidade de incluir o Ministério Público na pesquisa. Tanto no Brasil, quanto nos demais países pesquisados, o MP existe como instituição autônoma, que exerce funções distintas das do Poder Judiciário, de modo que as impressões que os entrevistados têm sobre um e outro também são distintas. Considerem
Comunicação institucional IBOPE
02/ago/2013
Adriano, nem todas as instituições existentes são medidas pelo ICS. No entanto, em breve o IBOPE Inteligência divulgará uma pesquisa que mede o nível de confiança no Ministério Público. Fique ligado em nosso portal! :)
Sérgio Lender
02/ago/2013
Seria interessante incluir os Tribunais de Contas na próxima pesquisa.
Adriano de Castro Silveira
02/ago/2013
Cadê o Ministério Público neste pesquisa? Se o Ibope considera que o MP é a mesma coisa que Justiça, então esta pesquisa está equivocada, errônea e tendenciosa.
TAGS
Opinião pública
 

 Notícias Relacionadas

 
 
40% dos brasileiros acham que eventual governo de Michel Temer seria ruim ou péssimo
17/dez/2015
Expectativa é baixa até mesmo entre os favoráveis ao impeachment de Dilma
Hoje, 70% dos brasileiros consideram governo Dilma ruim ou péssimo
15/dez/2015
82% da população desaprova a maneira de governar da presidente
 

 Soluções Relacionadas

 
Pesquisa realizada com a população para avaliar conhecimento e notoriedade de marcas
Bus
Pesquisa multiclientes com periodicidade mensal e representatividade nacional.
Monitora a confiança da população em instituições e grupos sociais.
Atitude, comportamento e percepção do consumidor.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media