TEXTO:
Consumidor encerra o ano pessimista
14/12/2015
Na comparação anual, todos os componentes mostram quedas significativas, sobretudo os índices de expectativa de própria renda e de situação financeira.
​Desde janeiro de 2015 o INEC encontra-se abaixo de sua média histórica, permanecendo em um patamar estável, mas bastante baixo, a partir de abril.
O INEC de dezembro mostra queda de 1,3% na comparação com novembro. Com a queda, o índice passa para 96,3 pontos. Desde abril de 2015 o índice encontra-se relativamente estável, variando entre 96 e 100 pontos.  O INEC revela pessimismo dos consumidores, pois se mantém em patamar baixo, diferença de 11,8% em relação ao índice registrado em dezembro de 2014 e 12,2% abaixo da média histórica do indicador.

No mês, destaca-se o aumento do pessimismo com relação ao desemprego. O índice recua 8,2% na comparação com novembro, refletindo um aumento do percentual de respondentes que esperam que o desemprego irá aumentar nos próximos meses. 

Na comparação anual, todos os componentes mostram quedas significativas, sobretudo os índices de expectativa de própria renda e de situação financeira. 

Desde janeiro de 2015 o INEC encontra-se abaixo de sua média histórica, permanecendo em um patamar estável, mas bastante baixo, a partir de abril. A manutenção do pessimismo explica a fraca demanda em 2015 e indica perspectivas de manutenção desse cenário para os próximos meses. 


Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
INEC
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Consumidor permanece pessimista em novembro
27/nov/2015
Expectativas de inflação e de compras de bens de maior valor do INEC recuam
Pessimismo do brasileiro diminui em outubro
29/out/2015
INEC cresce por conta das expectativas de inflação e desemprego, que se tornaram menos pessimistas no mês
 

 Soluções Relacionadas

 
Não foram encontrados itens para Produtos Relacionados desta página.
 
PUBLICIDADE
Não Existe Publicidades para serem exibidas.
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media