TEXTO:
Consumo da internet pelos jovens brasileiros cresce 50% em dez anos, aponta IBOPE Media
28/07/2014
Em 2003, apenas 35% acessavam a rede e, 10 anos depois, o número alcançou 85%
istockphoto
​A busca pela informação (77%) e o entretenimento (67%) estão entre as principais razões do crescimento dos jovens na internet​.
Em um cenário em que o jovem é a personificação das mudanças observadas no consumo de mídia atualmente, o IBOPE Media revela – por meio do estudo o Jovem Digital Brasileiro – que a presença dos mais novos na internet cresceu 50% de 2003 para 2013, saltando de 35% para 85%. 

A pesquisa apresentada por Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do IBOPE Media, no youPIX SP Festival 2014, mostra que o consumo de outros meios também é expressivo entre os jovens, sendo que 92% assistem TV e 68% escutam rádio. Além disso, de acordo a executiva do IBOPE Media, a internet deve ser reconhecida hoje como uma plataforma estratégica de interação e engajamento com os outros meios.


Também foram analisados os motivos que levam os mais novos a acessar a web. A busca pela informação (77%) e o entretenimento (67%) estão entre as principais razões do crescimento da presença desse público na internet.
 


A pesquisa apontou ainda que 61% dos jovens concordam que estão habituados a usar mais de um meio de comunicação ao mesmo tempo, ou seja, podem consumir dois ou mais meios simultaneamente, nas mais variadas combinações.  
Atualmente, os devices podem ser considerados grandes facilitadores de conexão. A rápida adesão às plataformas, aliada às práticas culturais emergentes faz com que o cenário midiático e os relacionamentos virtuais se tornem extremamente atrativos para este público. 
No total, 17% dos jovens que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas brasileiras têm, ao menos, um tablet em casa e, entre os que possuem telefone celular, 47% têm smartphone. Vale destacar ainda que, entre os jovens internautas, 93% têm acesso às redes sociais e 66% veem e baixam vídeos online.

Identidade do jovem
Além de analisar todas as informações apresentadas, o IBOPE Media ainda verificou que há três fatores marcantes e que estabelecem a identidade do jovem digital: consumo, relacionamento e realização.  

Quanto ao consumo, observou-se que a maioria dos jovens já ganha o seu próprio dinheiro: 62% trabalham, 85% o fazem em tempo integral e 35% ainda  conciliam o emprego com o estudo. Entre os 38% dos jovens que afirmaram que não trabalham: 53% são estudantes em tempo integral, 37% estão desempregados e 6% procuram a primeira oportunidade. O jovem também valoriza o crédito: 58% possuem cartão de crédito e 23% têm cartão de loja/supermercado. Na opinião de 38% deles, o cartão de crédito possibilita a compra de coisas que normalmente eles não poderiam comprar.

As atividades coletivas estão presentes na rotina dos jovens: 48% gostam de reunir-se com amigos ou fazer/participar de churrascos e 45% de sair para jantar. Neste contexto, vale mencionar ainda que as redes sociais exercem papel fundamental no processo de interação destes jovens tanto com seus amigos, quanto com informação de maneira geral. A curadoria do conteúdo é algo extremamente valorizado para esta geração.

Já na definição de realização, a aventura está entre as principais razões que determina essa condição. Ou seja, 71% dos jovens concordam que gostariam de conhecer ou viajar para lugares exóticos e 68% se encantam com a ideia de viajar ao exterior. 

Foi constatado ainda que dentre as expectativas de conquistas do jovem no próximo ano destacam-se: comprar o seu primeiro carro (13%), começar um curso na universidade (11%) e comprar uma casa ou apartamento (9%). 

A pesquisa foi analisada a partir das informações do estudo Target Group Index e é resultado do projeto youPIX Tank, fruto da parceria entre o IBOPE Media, Conecta – unidade de negócios on-line do IBOPE Inteligência – e youPix, plataforma que discute as principais tendências da internet.


Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
Internet; Audiência dos meios
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Expectativa de aumento da carga de trabalho, no curto prazo, é alta entre profissionais
12/nov/2015
Segundo CONECTA, principais motivadores para escolher novo trabalho são plano de saúde, horário flexível e remuneração acima da média
88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo
16/set/2015
72% dividem a atenção entre televisão e redes sociais
 

 Soluções Relacionadas

 
Orienta os investimentos publicitários nestes meios.
Comportamento e características demográficas do internauta.
Acompanhamento da discussão online.
Pesquisa que fornece mapeamento completo do consumo de TV por assinatura no Brasil.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media