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Consumo no Brasil deve chegar a R$ 1,55 trilhão até o fim do ano
04/09/2013
Gasto com automóvel particular tem a maior participação no bolso dos brasileiros
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​Gastos com aquisição de veículos, manutenção, taxas, seguro e combustível vão somar R$ 278 bilhões neste ano
​O consumo no Brasil deve crescer 10% em 2013 na comparação com o ano passado, atingindo R$ 1,55 trilhão. Esse valor equivale a 34% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência.

Em um momento em que se discute mobilidade nas grandes cidades e transporte público no país, o Pyxis Consumo mostra que as famílias brasileiras gastam a maior parte de sua renda com automóvel particular. Os gastos com aquisição de veículos, manutenção, taxas, seguro e combustível vão somar R$ 278 bilhões neste ano, o que representa 18% da demanda total de consumo disponível no país.

 A classe B é a principal consumidora desses produtos, responsável por pouco mais da metade de toda a demanda: R$ 143 bilhões. A outra parcela é composta, em sua maioria, pelas classes C e A, com 24% e 22%, respectivamente. As classes D e E ainda têm uma participação pequena no consumo desses produtos. Juntas as duas classes representam apenas 3% do total.

O segundo grupo de produtos com maior participação no bolso da população brasileira é alimentação no domicílio. Serão gastos com esses produtos R$ 250 bilhões, o que equivale a 16% do total estimado para o país. Entretanto, quando considerada também a alimentação fora do domicílio, observa-se que somente com refeições o brasileiro irá gastar R$ 378 bilhões.

Em terceiro lugar estão as despesas com vestuário, que representam R$ 128 bilhões ou 8% de todo o potencial de consumo projetado para este ano. O gasto com esses produtos é realizado principalmente pelas classes C e B, que juntas são responsáveis por 80% do consumo total (R$ 52 bilhões e R$ 51 bilhões, respectivamente). A classe A aparece na sequência com 12% da demanda (R$ 15 bilhões). Por fim, as classes D e E representam apenas 8% (R$ 10 bilhões) do consumo de roupas femininas, masculinas e infantis, além de roupa íntima feminina.

Já com material de construção, serão desembolsados pelos brasileiros R$ 119 bilhões ou 8% do total do consumo estimado para o país. Os gastos com tintas e acessórios para pintura, material hidráulico, elétrico, além de ferragens, madeiras, pisos entre outros produtos para reforma e construção, são maiores na classe B, sendo ela responsável por absorver 41% de toda a demanda disponível em 2013.

De acordo com o Pyxis Consumo, os domicílios da classe C devem gastar R$ 44 bilhões, o equivalente a 37% do consumo desses produtos, enquanto a classe A será responsável por 17% e as classes D e C, 5%.

“Os grupos com maior demanda de consumo no país são constituídos por produtos de gênero de primeira necessidade das famílias. Em geral, a família brasileira gasta a maior parte da renda com produtos essenciais, deixando em segundo plano o lazer, já que o consumo desses itens compromete grande parte da renda do domicílio”, diz a diretora de geonegócios do IBOPE Inteligência, Márcia Sola.
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