TEXTO:
Dia Mundial do Vegetarianismo: 8% da população brasileira afirma ser adepta do estilo
01/10/2012
Entre as principais capitais, maior concentração de vegetarianos está em Fortaleza, no Ceará
istockphoto
​Fortaleza é a capital pesquisa com maior índice de vegetarianos entre a população (14%)
​O dia primeiro de outubro é comemorado como o dia mundial do vegetarianismo. No Brasil, 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas se declara vegetariana.

De acordo com os dados do Target Group Index, do IBOPE Media, a penetração entre homens e mulheres vegetarianos é a mesma (8%), mas se altera conforme a idade, aumentando entre as pessoas de 65 a 75 anos. Nesse grupo, o percentual é de 10%. Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é ligeiramente menor (7%), assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.

A concentração de vegetarianos também muda conforme a cidade e o Estado de origem dos entrevistados. Em Fortaleza, no Ceará, 14% da população afirma ser vegetariana, maior percentual entres as capitais e regiões metropolitanas pesquisadas.

Em seguida aparece Curitiba, no Paraná, com 11% de seus moradores adeptos ao vegetarianismo.  Já Brasília, no Distrito Federal, Recife, em Pernambuco, e a capital do Rio de Janeiro têm 10% da população vegetariana.  Em Belo Horizonte, em Minas Gerais, o percentual é de 9%.

Campinas, em São Paulo, está dentro da média nacional, com 8%, já a capital paulista aparece abaixo, com 7% da população sendo vegetariana, mesmo percentual encontrado em Salvador, na Bahia.

Por fim, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, registra 6% de vegetarianos entre a sua população, menor índice entre as áreas do estudo.

Sobre a pesquisa
O Target Group Index é um estudo single source sobre comportamento e o consumo de produtos, serviços, mídia, além de estilo de vida e características sociodemográficas. As entrevistas são realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Os entrevistados da pesquisa citada nesta matéria são pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, com 18 anos ou mais, que realizaram compras nos últimos 30 dias. O período de campo foi de fevereiro de 2011 ao mesmo mês em 2012.
Comentários
Paulo Izildo Miranda
11/abr/2014
Penso que, só pelo fato de uma pessoa deixar de comer carne vermelha, já um grande passo, ainda que não seja totalmente vegetariano.Há varias classificações de vegetarianismos, até mesmo os simpatizantes,o importante é que mais e mais pessoas aos poucos vão tomando conciência da questão. " Nos tornamos cada vez mais vegetarianos, a medida que o amor pelos animais vai superando o prazer em come-los" Sinto dizer isso, ainda que alguns contestam,más, isto é "EVOLUÇÂO"
Comunicação institucional IBOPE Media
21/mar/2014
Oi, Thatiane. Tudo bem? Infelizmente, as informações que você nos solicita estão disponíveis apenas para os assinantes do Target Group Index, solução comercializada pelo IBOPE Media para agências, veículos de comunicação e marcas anunciantes. Esperamos que as informações publicadas gratuitamente neste portal possam, de alguma forma, auxiliar seus trabalhos acadêmicos. :)
Thatiane da Silva Mossri
20/mar/2014
Olá, sou estudante de administração na PUC do rio de janeiro e estou a procura de dados secundários sobre os vegetarianos no rio de janeiro, mas especificamente dados demográficos (idade, sexo, classe..). Gostaria de saber se é o possível ter acesso aos dados da pesquisa que diz respeito a essa questão? Você poderia me ajudar? Thatiane
maisa
06/dez/2013
http://vista-se.com.br/redesocial/ibope-2012-152-milhoes-de-brasileiros-sao-vegetarianos/ segundo o ibope sp tem mais vegetarianos!
Comunicação institucional
16/abr/2013
Prezado Arthur Barbosa, não se trata de uma pesquisa específica sobre vegetarianismo, a informação foi extraída do estudo single source Target Group Index, que aborda detalhes de consumo e comportamento da população brasileira nas principais regiões metropolitanas. O estudo tem uma variedade de frases atitudinais, sobre diversos assuntos, com as quais o entrevistado concorda ou não. Neste caso, os indicadores são fruto das respostas daqueles que declararam concordar com a frase “sou vegetariano”, para a categoria de Opiniões e Atitudes em Alimentação e Saúde. Portanto, a pesquisa não entrou no mérito da definição do termo “vegetariano” e as respostas apuradas no estudo estão sujeitas ao entendimento que cada entrevistado tem.
Arthur Barbosa
16/abr/2013
Também sou vegetariano há um tempo. E achei os dados um tanto quanto altos. Especialmente, por estar fazendo um trabalho baseado em vegetarianismo. Portanto, gostaria de saber se o IBOPE, tem como disponibilizar quais foram as perguntas do questionários, e qual seria a definição do "vegetariano" para a pesquisa.
Maurício Ribeiro
18/dez/2012
Sou vegetariano desde 1988 e a consciência humana está aumentando devido ao amor ao planeta, animais e etc. Mas também principalmente devido as doenças que a carne leva ao homem. Quando somos crianças amamos os animais, nossos pais, por ignorância tiram isso de nós, só que permanecem em muitos.
Rodrigo Nominato
19/nov/2012
A maior comunidade de vegetarianos do Brasil, o "Vegetarianos Pensam Melhor" tem suas dúvidas sobre essa pesquisa.
Arlete Tavares Medeiros
30/out/2012
Sou vegana desde 1999, e minha maior dificuldade é como a Ana Débora falou, é achar os produtos sem origem animal, nos supermercados, como leite de soja ou arroz e salsicha vegetal só encontro e um lugar aqui.
Sylvio
09/out/2012
Já tinha visto uma outra pesquisa referente a brasileiros vegetarianos. E sendo um posso afirmar que esse dado é irreal. A média nos países ricos é de 3~4% (dados estimados). Como o Brasil seria o dobro disso? Acredito que o brasileiro não tenha uma definição clara do que é vegetariano. A maioria ainda acha que frutos do mar não são carne.
LUCIA MOREIRA
07/out/2012
e com muito orgulho e satisfação k sou vegetariana,mais praticamente vegana
VALMIR DA MOTA KEITEL
03/out/2012
SOU VEGETARIANO DESDE 1983 E TENHO CONQUISTADOS VÁRIOS SEGUIDORES DESTA FILOSOFIA DE VIDA, APRENDI A FAZER MUITOS PRATOS SAUDÁVEIS E SABOROSOS.
Comunicação IBOPE
02/out/2012
Prezados Luciano e Leonardo, Não se trata de uma pesquisa específica sobre vegetarianismo, a informação foi extraída do estudo single source Target Group Index, que aborda detalhes de consumo e comportamento da população brasileira nas principais regiões metropolitanas. O estudo tem uma variedade de frases atitudinais, sobre diversos assuntos, com as quais o entrevistado concorda ou não. Neste caso, os indicadores são fruto das respostas daqueles que declararam concordar com a frase “sou vegetariano”, para a categoria de Opiniões e Atitudes em Alimentação e Saúde.
Plínio Ganzer Moreira
02/out/2012
Parabéns ao Ibope pelo excelente trabalho! A visibilidade dessas informações é essencial para que a sociedade possa atender às novas demandas.
Leonardo Mendel
02/out/2012
Onde podemos acessar os dados completos referentes a esta pesquisa e metodologia utilizada?
Luciano Resende
02/out/2012
Gostaria muito de ver esta pesquisa e saber como foi a pergunta formulada.
Ana Debora
02/out/2012
Espero que essa pesquisa sirva como base de dados para que haja mais ofertas de produtos alimentícios. Pelos números indicativos e a realidade que vejo no mercado, essa é uma faixa de consumidores enorme, que não está sendo contemplada adequadamente as suas necessidades. Ainda encontro muitas dificuldades na procura de gêneros alimentícios vegatarianos seja em supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e etc.
Fabio Chaves
02/out/2012
Gostaria de parabenizar o IBOPE pela pesquisa. Nunca havia sido feito um estudo tão completo sobre os vegetarianos do Brasil. Sugiro pesquisar sobre o número de veganos, em uma próxima. Como fundador e editor do maior site vegetariano do Brasil, o vista-se.com.br, estou à disposição caso tenham questões.
Maurício Ribeiro da Silva Santos
02/out/2012
Sou vegetariano desde fevereiro de 1988, competidor de jiu-jitsu conseguindo conquistar o título carioca, brasileiro e mundial na categoria sênior, faixa azul. Pra mim é um grande orgulho fazer parte desses 8% no Brasil.
TAGS
Consumo e comportamento; Alimentação
 

 Notícias Relacionadas

 
 
IBOPE Media e Twitter anunciam parceria para o desenvolvimento de métricas de repercussão da TV em redes sociais
08/mai/2014
IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR) será um conjunto de métricas do alcance das conversas no Twitter sobre a programação de TV na América Latina
IBOPE Media lança o Media Book 2014
07/mai/2014
Publicação reúne dados de consumo e investimento em mídia em 12 países
 

 Soluções Relacionadas

 
Amplo estudo single source sobre consumo e estilo de vida.
HAR
Hábitos e Atitudes Regional, da base do Target Group Index.
Combina informações do Target Group Index com uma pesquisa online exclusiva.
Pesquisa com Consumidores Traça o perfil do consumidor que reside na área de abrangência do shopping
Traça o perfil do consumidor que reside na área de abrangência do shopping
 
PUBLICIDADE
Compra Online
Customize seu próprio relatório definindo parâmetros como categorias de produtos, praças, meios e períodos de seu interesse.
Acesse aqui o formulário de solicitação dos serviços do IBOPE. Para agilizar o atendimento, preencha-o com o máximo de detalhes.