TEXTO:
Dilma Rousseff é a mais citada em pesquisa de intenção de voto para presidente em 2014
26/09/2013
Entretanto, 45% não sabem em quem votar
Marcelo Camargo / Agência Brasil
​Dilma recebe 19% das citações espontâneas para Presidência em 2014.
​Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para presidente da República em 2014 aponta a atual presidente Dilma Rousseff como a que recebe o maior percentual de citação espontânea dos eleitores, com 19%. Na sequência, aparece o ex-presidente Lula, com 11%, Aécio Neves, com 5%, Marina Silva, com 4%, José Serra, com 3%, e Eduardo Campos, com 1% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os que ainda não sabem em quem votar totalizam 45% e outros 12% afirmam que votariam em branco ou nulo.

O IBOPE Inteligência testou alguns cenários de intenção de voto para presidente. Em um deles, Dilma tem 38% das intenções de voto, Marina Silva tem 16%, Aécio Neves, 11%, e Eduardo Campos, 4%. Votos brancos e nulos somam 15% e os indecisos, 16%.

Em outro cenário, com José Serra pelo PSDB, Dilma também é a candidata com maior incidência, com 37% das menções, seguida de Marina Silva, com 16%, o tucano aparece com 12%, e Eduardo Campos, com 4%. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 16%.

Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 45% das intenções de voto, contra 21% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 20% e os indecisos, 15%.

Se a disputa for com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 43% das menções, ante 26% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 17% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

Em um segundo turno com Eduardo Campos, a presidente permanece na liderança, com 46% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano é citado por 14% dos eleitores. Votos brancos e nulos somam 23% e os indecisos, 17%.

No último cenário testado, entre Dilma e José Serra, Dilma alcança 45% das menções, contra 21% de Serra. Votos brancos e nulos totalizam 20% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

A pesquisa também aponta que 47% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em José Serra para presidente e 36% não votariam em Marina Silva, o mesmo percentual de citações em relação a Eduardo Campos. Já 35% não votariam em Aécio Neves e 34% não votariam em Dilma Rousseff.

Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência entrevistou 2002 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 12 e 16 de setembro, em 141 municípios. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Comentários
Comunicação IBOPE Inteligência
15/out/2013
Prezado J.César, Respeitamos sua opinião, mas esclarecemos que as pesquisas eleitorais realizadas pelo IBOPE trazem exatamente as opiniões coletadas durante as entrevistas realizadas pela empresa inclusive se, no caso de pesquisas de intenção de voto, a opção do eleitor for não escolher candidato algum. No arquivo PDF disponibilizado na página de divulgação das pesquisas é possível encontrar, entre outras informações, as intenções de voto por região. Agradecemos seu interesse em nosso trabalho. Comunicação IBOPE Inteligência
Francisco de Assis dos Santos
09/out/2013
Eu acho que não ter que mudar nada, com Adilma temos mais otimismos para melhorar as nossa condições de vida.
TAGS
Política e eleições
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Maioria considera que mudança de rumo no governo Dilma em relação a Lula levou país à crise
03/nov/2015
Para maioria, mudança de rumo no governo Dilma em relação a Lula levou país à crise
Aécio e Serra venceriam Lula se eleição fosse hoje
27/ago/2015
Alckmin empataria tecnicamente com ex-presidente em um confronto direto
 

 Soluções Relacionadas

 
Monitora a evolução da imagem da administração municipal.
Monitora a satisfação dos usuários de serviços públicos e privados.
Mensure o potencial de uma candidatura.
Identifica e mensura o impacto dos acontecimentos numa campanha.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media