TEXTO:
Dilma Rousseff lidera disputa pela presidência
19/06/2014
Atual presidente recebe 39% das intenções de voto
Agência Brasil
​Governo da presidente Dilma é considerado regular por 34% dos brasileiros.

​O IBOPE Inteligência realizou, entre os dias 13 e 15 de junho de 2014, a pedido da Confederação Nacional da Indústria, uma pesquisa junto aos eleitores brasileiros sobre as eleições presidenciais que ocorrerão em outubro deste ano.

Neste momento em que ainda não existe definição oficial sobre as candidaturas, o IBOPE Inteligência testou um cenário estimulado incluindo o nome de 11 pré-candidatos. Nesta situação, a atual presidente Dilma Rousseff (PT) aparece distante dos demais pré-candidatos com 39% das intenções de voto. Num segundo patamar, Aécio Neves (PSDB) tem 21% das menções, seguido por Eduardo Campos (PSB) com 10%. Já Pastor Everaldo (PSC) é mencionado por 3% dos entrevistados, Magno Malta (PR) recebe 2% das intenções de voto e José Maria (PSTU) aparece com 1%. Brancos e nulos somam 13%, enquanto 8% se dizem indecisos ou preferem não opinar. Os nomes de Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) também constavam no disco apresentado aos entrevistados mas as menções a cada um desses pré-candidatos não alcançam 1%, porém juntos somam 3%.

Pergunta: E se os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República? (%)

Obs: Outros com menos de 1% = Também constavam no disco apresentado ao entrevistado os seguintes nomes, que não obtiveram menções suficientes para alcançar 1%: Eymael, Levy Fidélix, Mauro Iasi, Randolfe Rodrigues e Eduardo Jorge. 
 
O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para Presidente da República sem a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos (pergunta espontânea). Neste contexto, Dilma permanece na liderança com 25% das intenções de voto. Num patamar abaixo aparecem Aécio Neves e Eduardo Campos com 11% e 4% das menções, respectivamente. O ex-presidente Lula (PT) tem 3% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo são citados por 1% dos eleitores, cada um. Os demais nomes mencionados não atingem 1%. Já os votos declarados como branco ou nulo chegam a quase 1/5 das menções (16%) e os indecisos somam 37%.

Segundo turno. Em uma eventual disputa entre Dilma e Aécio Neves, a presidente tem 43% das intenções de voto contra 30% do senador mineiro. Já na simulação com ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, Dilma também leva vantagem, com 43% das menções ante 27% do pessebista.

Potencial de voto e rejeição. Em relação à Dilma, Aécio e Eduardo Campos, o IBOPE Inteligência perguntou ainda aos eleitores se com certeza votariam, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum para presidente da República em cada um desses pré-candidatos. Nesse contexto, 51% afirmam que com certeza votariam/ poderiam votar em Dilma Rousseff, contra 43% que não votariam nela de jeito nenhum. Os que declaram que com certeza votariam/ poderiam votar em Aécio Neves somam 41%, enquanto 32% dos eleitores não votariam neste candidato de jeito nenhum e 26% dizem não conhecê-lo o suficiente para opinar. Quanto a Eduardo Campos, 35% afirmam que com certeza votariam/ poderiam votar no candidato, preterido por outros 33%, ao passo que os que dizem não conhecê-lo o suficiente para opinar nessa questão somam 32%.

Avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff. O governo da presidente Dilma é considerado regular por 34% dos brasileiros, enquanto 33% avaliam a gestão da petista como ruim ou péssima e 31% a consideram ótima ou boa.

Metade dos eleitores desaprovam a atual gestão de Dilma (50%), em oposição aos 44% que a aprovam. E no que se refere à confiança na Presidente Dilma Rousseff, 52% dos eleitores declaram não confiar nela, contra 41% que afirmam o contrário.

O levantamento também investigou a opinião dos eleitores em relação ao governo de Dilma quando comparado ao governo do ex-presidente Lula. Nesse contexto, 45% afirmam que a gestão da atual Presidente está sendo pior, 44% afirmam que está igual à de seu antecessor e apenas 9% declaram que o governo de Dilma é melhor do que o de Lula.
 
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 2084 | 2013):
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de junho de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 2002 eleitores.
Margem de erro: é de 2 pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI).
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00171/2014.
 
 
Comentários
IBOPE Inteligência
17/jul/2014
João Lima, se você se refere à pesquisa realizada em Santa Catarina, ela foi divulgada ontem pela RBS e publicada hoje no site do IBOPE. Segue o link: http://www.ibope.com/pt-br/noticias/Paginas/Raimundo-Colombo-lidera-com-vantagem,-neste-momento,-disputa-pelo-governo-de-SC.aspx
JOAO LIMA
17/jul/2014
o IBOPE ficou da publicar uma pesquisa de intenção de votos no dias 16/07/2014 e acabou não sendo publicada, o que aconteceu estamos esperando
IBOPE Inteligência
25/jun/2014
Cleverson, o IBOPE Inteligência consultou o PEN e foi informado de que o partido não possuía candidato a Presidência da República, por esse motivo o nome de Denise Abreu não foi incluído na pesquisa.
IBOPE Inteligência
25/jun/2014
José Petri de Lima, a relação de municípios pesquisados pode ser consultada no TSE.
IBOPE Inteligência
24/jun/2014
Guido e Jainofi, para entender a metodologia utilizada pelo IBOPE Inteligência e como selecionamos os entrevistados, acesse: http://www.ibope.com/pt-br/conhecimento/Leitura-de-Pesquisas-Eleitorais/Paginas/Amostras.aspx
Jainofi
24/jun/2014
São questionamentos de extrema curiosidade para minha avaliação. -Supondo uma população de 100.000.000, pesquisar somente 2000 não é uma amostragem ilusória e mesmo insignificante..??? ou seja 0,002%.... -Quais os locais de apuração, pois, ao acaso, dependendo podem ter sidos realizadas em regiões favoráveis a algum candidato. Estes locais estão democraticamente disponíveis para consulta?? Se não estão qual problema se fossem informados??onde?? Existe fiscalização do pessoal que coleta as informações? Qual método matemático usado? ´Quais países validam esse método?
guido
23/jun/2014
a onde são realizadas estas pesquisas,pois o meio que convivo e redes sociais ninguém quer a Dilma ,quase unânime as opiniões.
Jorge Camera
21/jun/2014
Se 34% acham regular e 31% acham bom ou ótimo, equivale a dizer que 65% aprovam o Governo Dilma.
José Petri de Lima
19/jun/2014
Gostaria de saber quais foram os municípios em que esta pesquisa foi realizada? Só demonstram as porcentagens de municípios e habitantes, mas não indicam a localização dos municípios! Se a pesquisa for concentrada no Norte ou no Sul a pesquisa será tendenciosa, pois nas últimas eleições vimos que muitos dos estados do Norte apoiam o governo atual e muitos do Sul desaprovam. Aguardo uma resposta e espero imparcialidade nas pesquisas!
Cleverson Alves
19/jun/2014
Gostaria de saber do IBOPE por que o nome de Denise Abreu , uma candidata certa dessas eleições, não consta nas suas pesquisas? Por que vocês tem medo de perguntar as intenções de voto do povo por ela? Gostaria de uma resposta!
TAGS
CNI; Política e eleições
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Hoje, 70% dos brasileiros consideram governo Dilma ruim ou péssimo
15/dez/2015
82% da população desaprova a maneira de governar da presidente
Consumidor permanece pessimista em novembro
27/nov/2015
Expectativas de inflação e de compras de bens de maior valor do INEC recuam
 

 Soluções Relacionadas

 
Identifica e mensura o impacto dos acontecimentos numa campanha.
Resultados eleitorais diários e médias móveis, entregues em 24 horas.
Monitora a satisfação dos usuários de serviços públicos e privados.
Monitora a evolução da imagem da administração municipal.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media