TEXTO:
Dilma tem 26% das intenções de voto na pesquisa espontânea para a próxima eleição
30/11/2012
Em seguida, aparece Lula com 19%, depois José Serra com 4%, Aécio Neves com 3% e Marina Silva com 2%
José Cruz/ABr
​Na pesquisa estimulada, Dilma recebe 58% das intenções de voto.
​Encerradas as eleições municipais, o foco da cena política volta-se para a próxima eleição presidencial, em 2014.Para subsidiar esse debate, o IBOPE Inteligência apresenta a primeira pesquisa de intenção de voto para presidente, caso as eleições fossem hoje.  No levantamento, realizado entre os dias 8 e 12 de novembro, em 143 municípios do País, a presidente Dilma Rousseff é a mais citada pelo eleitorado.

A pesquisa avalia a intenção de voto dos eleitores espontaneamente, ou seja, sem apresentar nomes de candidatos. É importante, no entanto, salientar que uma pesquisa distante do pleito acaba revelando mais a lembrança que a população tem dos candidatos do que uma real intenção de voto.

Dilma recebe 26% das menções, seguida de Lula com 19%. Depois aparece José Serra com 4%, Aécio Neves com 3% e Marina Silva com 2%. Os demais nomes não atingem 1%. Votos brancos e nulos somam 4%, outros 1% não respondem e 39%  não sabem em quem votar.

Dilma e Lula
De acordo com os resultados na pergunta espontânea, a preferência por Dilma pode ser considerada homogênea nos diferentes segmentos da população, ou seja, há poucas variações nas citações independentemente de sexo, faixa etária, escolaridade, renda ou região de moradia do entrevistado. Analisando os resultados por classes sociais, por exemplo, observa-se que a atual presidente tem 25% das intenções de voto entre eleitores da classe A/B, 27% da classe C e 26% da D/E. Na medida espontânea, Dilma obtém índices mais expressivos entre os jovens de 16 a 24 anos e na região Nordeste (31% em cada). 

Já em relação a Lula, as diferenças de intenção de voto entre as classes sociais são um pouco maiores. Enquanto o ex-presidente recebe 21% de menções na classe C e 20% na D/E, seu nome é citado espontaneamente por 16% das pessoas da classe A/B.

Estimulada
Na medida estimulada, quando é apresentada ao entrevistado uma lista  com os nomes dos possíveis candidatos, Dilma aparece com vantagem ainda maior sobre os concorrentes. A presidente tem 58% das intenções de voto, seguida por Marina Silva, com 11%, Aécio Neves com 9% e Eduardo Campos com 3%. Nesse cenário, votos brancos e nulos somam 8% e não sabem ou não respondem 11%.

Cenários
Na pesquisa, também foram apresentados cenários de confrontos diretos entre possíveis candidatos para escolha do eleitor quanto ao seu voto para Presidente da República, caso a eleição fosse hoje. Quando considerada uma disputa entre Dilma e Marina, a atual presidente atinge 66% das intenções de voto contra 18% da ex-ministra.

Já num confronto entre Dilma e Aécio, a petista recebe 67% das menções e o tucano, 14%.  Em um terceiro cenário, com Dilma e Eduardo Campos como candidatos, a presidente aparece com 71% das intenções de voto ante 8% do seu adversário.
Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
Política e eleições; Presidência da República
 

 Notícias Relacionadas

 
 
IBOPE Inteligência lança app de eleições para tablet e smartphone
08/set/2014
Ferramenta oferece acesso rápido às pesquisas eleitorais
IBOPE Inteligência monitora redes sociais para campanhas eleitorais
23/ago/2014
Candidatos podem acompanhar em tempo real como são citados na web
 

 Soluções Relacionadas

 
Direciona e adequa estratégias de comunicação e o rumo da campanha.
Resultados eleitorais diários e médias móveis, entregues em 24 horas.
Mensure o potencial de uma candidatura.
Monitora a satisfação dos usuários de serviços públicos e privados.
 
PUBLICIDADE
Compra Online
Customize seu próprio relatório definindo parâmetros como categorias de produtos, praças, meios e períodos de seu interesse.
Negócios
Para oportunidades de negócios com o IBOPE, registre e faça o cadastro de sua empresa no E-Suprir.