TEXTO:
Maioria dos internautas confia no sistema de correção do Enem
03/07/2013
Pesquisa foi realizada com pessoas que acessaram o site do Guia do Estudante
istockphoto
​A principal dúvida dos estudantes que participaram da pesquisa é sobre como funciona a pontuação final do exame.
Pesquisa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada pelo painel online CONECTAí, produto da empresa CONECTA, com internautas que visitaram o site do Guia do Estudante , mostra que pouco mais da metade dos entrevistados (58%) confia no sistema de correção da prova. Os que declaram não confiar somam 23% e 20% não confiam e nem desconfiam.

A principal dúvida dos estudantes que participaram da pesquisa é sobre como funciona a pontuação final: 62% entendem mais ou menos como é dada a nota final, 24% não entendem e apenas 14% entendem muito bem.

Quando questionados sobre para que serve o Enem, a maior parte dos entrevistados cita corretamente o uso para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a uma bolsa do ProUni ou para obter um certificado de conclusão do Ensino Médio. Porém, alguns pontos ainda geram dúvidas. Para 9%, a nota do exame não pode ser usada para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) – apesar de ser obrigatória para a solicitação desse empréstimo. Outros 6% dizem que vão prestar o Enem para tentar entrar na Universidade de São Paulo (USP), mas a instituição não utiliza mais as notas do exame no seu processo seletivo.

Por sua vez, a maioria dos participantes da pesquisa (73%) vai usar o Enem para participar do Sisu, outros 44% utilizarão também para concorrer a uma bolsa do ProUni e 27% para obter um financiamento do Fies.

Do total de entrevistados, 5% farão a prova para tentar ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e 4% realizarão o Enem na tentativa de entrarem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de junho, com 1.953 internautas que navegaram no site do Guia do Estudante. A participação é voluntária e, ao responder as perguntas, além de compartilhar a sua opinião, o participante acumula pontos que podem ser trocados por prêmios. Os interessados podem responder o questionário aqui.
Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
Painel online; Educação
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Consumidor deve gastar menos neste Natal
17/dez/2015
61% pretendem gastar menos com presentes em comparação com 2014
WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos internautas brasileiros
15/dez/2015
Pesquisa do CONECTA revela quais são os apps mais utilizados
 

 Soluções Relacionadas

 
Plataforma tecnológica para realização de pesquisas quantitativas online.
Estudo online de imagem de marcas, empresas, celebridades, políticos etc.
Pesquisas online sobre os mais diversos temas.
Ferramentas interativas para a realização de pesquisas qualitativas online.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media