TEXTO:
Maioria dos internautas confia no sistema de correção do Enem
03/07/2013
Pesquisa foi realizada com pessoas que acessaram o site do Guia do Estudante
istockphoto
​A principal dúvida dos estudantes que participaram da pesquisa é sobre como funciona a pontuação final do exame.
Pesquisa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada pelo painel online CONECTAí, produto da empresa CONECTA, com internautas que visitaram o site do Guia do Estudante , mostra que pouco mais da metade dos entrevistados (58%) confia no sistema de correção da prova. Os que declaram não confiar somam 23% e 20% não confiam e nem desconfiam.

A principal dúvida dos estudantes que participaram da pesquisa é sobre como funciona a pontuação final: 62% entendem mais ou menos como é dada a nota final, 24% não entendem e apenas 14% entendem muito bem.

Quando questionados sobre para que serve o Enem, a maior parte dos entrevistados cita corretamente o uso para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a uma bolsa do ProUni ou para obter um certificado de conclusão do Ensino Médio. Porém, alguns pontos ainda geram dúvidas. Para 9%, a nota do exame não pode ser usada para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) – apesar de ser obrigatória para a solicitação desse empréstimo. Outros 6% dizem que vão prestar o Enem para tentar entrar na Universidade de São Paulo (USP), mas a instituição não utiliza mais as notas do exame no seu processo seletivo.

Por sua vez, a maioria dos participantes da pesquisa (73%) vai usar o Enem para participar do Sisu, outros 44% utilizarão também para concorrer a uma bolsa do ProUni e 27% para obter um financiamento do Fies.

Do total de entrevistados, 5% farão a prova para tentar ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e 4% realizarão o Enem na tentativa de entrarem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de junho, com 1.953 internautas que navegaram no site do Guia do Estudante. A participação é voluntária e, ao responder as perguntas, além de compartilhar a sua opinião, o participante acumula pontos que podem ser trocados por prêmios. Os interessados podem responder o questionário aqui.
Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
Painel online; Educação
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Consumidor deve gastar menos neste Natal
17/dez/2015
61% pretendem gastar menos com presentes em comparação com 2014
WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos internautas brasileiros
15/dez/2015
Pesquisa do CONECTA revela quais são os apps mais utilizados
 

 Soluções Relacionadas

 
Estudo online de imagem de marcas, empresas, celebridades, políticos etc.
Ferramentas interativas para a realização de pesquisas qualitativas online.
Avalia o que os internautas pensam e conversam espontaneamente.
Pesquisas online sobre os mais diversos temas.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media