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IBOPE Media lança o Media Book 2014
07/05/2014
Estudo anual reúne os principais indicadores sobre o consumo e investimento em mídia em 12 países da América Latina
Divulgação
​Com acesso totalmente online, o Media Book oferece flexibilidade e agilidade para consultar dados de 12 países da América Latina
O IBOPE Media lança o Media Book 2014, estudo anual que reúne os principais indicadores sobre o consumo e audiência de televisão, rádio, jornal, revistas, internet e volume de investimentos publicitários e possibilita uma visão geral dos meios na América Latina em 2013.

Com acesso totalmente online, o Media Book apresenta a penetração dos meios em cada país, assim como a participação destes no bolo publicitário e também dados de acesso e perfil dos usuários de internet na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai; segmentados por meios, setores e anunciantes.

A partir das análises das informações dos 12 países contemplados no Media Book 2014 é possível identificar as principais tendências do mercado de mídia, tendo em mãos o retrato mais atual do consumidor de meios latino-americano.

Segundo Antonio Wanderley, Chief Marketing Officer (CMO) do IBOPE Media, a correlação e as análises dos dados são imprescindíveis para a identificação dos hábitos e comportamentos do consumidor, oferecendo mais competitividade para as agências, veículos e anunciantes. “Com dados de 12 países em uma única plataforma, o Media Book 2014 permite que o mercado tenha acesso às principais tendências do segmento e proponha um plano de mídia com estratégias mais assertivas considerando a realidade de cada país. Cada vez mais o Media Book se torna uma ferramenta essencial na geração de insights, ampliando as perspectivas sobre os negócios de mídia da região”, complementa o executivo.

Para desenvolver a edição 2014 do Media Book, o IBOPE Media analisou 10.300 domicílios do seu painel de audiência de TV, além de 76.400 entrevistas para pesquisa de rádio e 55.200 questionários do Target Group Index.

América Latina

A economia da América Latina registrou um crescimento de 2,6% em 2013, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). Somente no mercado publicitário, os 12 países auferidos pelo IBOPE Media movimentaram, juntos, o equivalente a US$ 88,9 bilhões em investimentos.

Na região, a TV aberta segue como o meio de maior concentração das verbas destinadas à publicidade nos países. No Equador, por exemplo, onde o consumo de TV aberta atinge 99% da população, os investimentos publicitários no meio representaram 84% do total investido. Já o consumo de internet aumentou em todos os países pesquisados pelo IBOPE Media. Os maiores índices de crescimento foram registrados na Costa Rica (+34%) e no Panamá (+15%).

Brasil

A economia brasileira fechou 2013 com uma taxa de crescimento acumulado de 2,3%. Durante o último ano, os investimentos publicitários movimentaram o equivalente a U$$ 51,8 bilhões de dólares no Brasil. O valor corresponde a 58% do total investido em publicidade na América Latina no período.

No Brasil, a TV aberta concentrou 53% dos investimentos publicitários, além do merchandising que, isolado, totalizou 5% das verbas destinadas à publicidade. Em 2013, o meio ganhou ainda mais força no país, com o crescimento de 10% no consumo de TV paga pela população. 

Outro destaque é que 60% da população brasileira acessa a internet com frequência. No grupo, 86% se conectam de casa e 24% também o fazem no trabalho. Entre os internautas, 56% pertencem à classe AB e a faixa etária predominante entre os usuários é de 25 a 34 anos (27%).

Para acessar este e outros dados sobre o Brasil e demais países da América Latina, acesse www.mediabook.ibope.com

Sobre o IBOPE Media
Maior empresa de pesquisa de mídia na América Latina, o IBOPE Media oferece soluções em audiência, investimento publicitário e planejamento de campanhas. Há 71 anos, a empresa disponibiliza informações fundamentais para a tomada de decisão nos negócios de mídia e se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas.

O IBOPE Media emprega aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 16 países na América Latina e um escritório em Miami (EUA).
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Investimento publicitário; Consumo e comportamento
 

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