TEXTO:
Merchandising na TV aberta movimenta R$1,3 bilhão no trimestre
06/05/2013
Setor de higiene e beleza é o primeiro colocado em investimentos
shutterstock
​Entre as categorias de produtos anunciados, as bebidas lideram em termos de investimentos, com R$ 54 milhões.

​Com um total de 4 mil ações, o merchandising na TV aberta no Brasil movimentou cerca de R$1,3 bilhão de janeiro a março deste ano. No ranking de investimentos, o setor de higiene pessoal e beleza aparece como primeiro colocado, com um total de gastos de R$178 milhões.

Na sequência, com investimentos de R$ 139 milhões, está o setor de comércio e varejo, seguido pelo setor de bebidas, com R$129 milhões investidos.

Entre as categorias de produtos anunciados, as bebidas lideram em termos de investimentos, com R$ 54 milhões gastos em 135 ações. Depois aparecem os tônicos fortificantes e vitaminas, que em 309 ações desprenderam R$ 52 milhões. Na terceira posição do ranking de categoria estão os móveis residenciais, com R$43 milhões investidos.

Quando considerados os gêneros televisivos que mais receberam investimentos de merchandising no trimestre, os programas de auditório encabeçam a lista, com R$674 milhões, seguidos dos realities shows, com  R$ 257 milhões, e dos programas femininos, com R$ 115 milhões investidos.

Anunciantes
No quesito merchandising, Ambev e L´Oreal lideram entre os anunciantes, com R$62 e R$51 milhões investidos, respectivamente. Na sequência aparece a Unilever Brasil, com R$43 milhões em investimentos.

Fonte: IBOPE Media - Merchanview

Merchandising - TV aberta - Jan a Mar 2013
Ranking
Anunciantes
Ações
Inv (000)
1
AMBEV
101
R$ 61.892
2
L OREAL
66
R$ 51.157
3
UNILEVER BRASIL
71
R$ 43.777
4
DIVCOM PHARMA
213
R$ 36.467
5
EMBRATEL
97
R$ 31.705
6
PANASONIC DO BRASIL
63
R$ 30.750
7
TOP THERM
212
R$ 29.327
8
MOVEIS KAPPESBERG
47
R$ 28.601
9
CARREFOUR
26
R$ 27.596
10
CLARO
93
R$ 24.569
OUTROS
3011
R$ 1.002.264
TOTAL
4000
R$ 1.368.105

  

Merchandising - TV aberta - Jan a Mar 2013
Ranking
Categoria
Ações
Inv (000)
1
REFRIGERANTES
135
R$ 54.051
2
TONICO FORTIFICANTE E VITAMINA
309
R$ 52.312
3
MOVEIS RESIDENCIAIS
63
R$ 43.337
4
TELECOM FIXA FISICA
138
R$ 42.471
5
HIGIENE E BELEZA CAPILAR
105
R$ 42.078
6
E COMMERCE
86
R$ 39.216
7
VEICULOS PASSEIO
53
R$ 38.579
8
LINHA HIGIENE PESSOAL E BELEZA
51
R$ 36.585
9
CERVEJAS
99
R$ 36.263
10
SUPER HIPERMERCADOS ATACADISTA
35
R$ 35.396
OUTROS
2926
R$ 947.818
TOTAL
4000
R$ 1.368.105

 

Merchandising - TV aberta - Jan a Mar 2013
Ranking
Gêneros de programa
Ações
Inv (000)
1
Auditório 
1236
R$ 674.202
2
Reality Show 
342
R$ 257.016
3
Feminino 
1027
R$ 115.447
4
Novela 
133
R$ 96.574
5
Humorístico 
178
R$ 75.442
Outros
1084
R$ 149.425
TOTAL
4000
R$ 1.368.105
 
 

 

 

Sobre o Merchanview: monitoramento das ações de merchandising em programas nacionais em 5 redes de TV. Permite a análise de categorias de produtos, anunciantes, programas e emissoras de TV. Além do volume de ações, investimento publicitário e diferentes formatos, tais como ação comercial, ação integrada, estímulo visual, insert de vídeo, entre outros, é possível analisar o volume de GRP nacional com base no Painel Nacional de Televisores (PNT). Permite ao assinante o download e visualização das imagens de todas as ações de merchandising.

 

Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
TV; Investimento publicitário
 

 Notícias Relacionadas

 
 
88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo
16/set/2015
72% dividem a atenção entre televisão e redes sociais
Campanhas públicas movimentaram R$ 729 milhões em junho
16/set/2014
No mês que antecedeu a proibição da propaganda política paga no rádio e na TV, categoria foi a primeira colocada em ranking de quem mais investiu
 

 Soluções Relacionadas

 
Análise estratégica, tática e eficiência do plano de mídia da concorrência em TV
Verifica o planejamento e a execução de anúncios online.
Ferramenta para análise do investimento publicitário.
Principal ferramenta de análise de audiência de TV.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media