TEXTO:
Merchandising na TV aberta movimenta R$1,3 bilhão no trimestre
06/05/2013
Setor de higiene e beleza é o primeiro colocado em investimentos
shutterstock
​Entre as categorias de produtos anunciados, as bebidas lideram em termos de investimentos, com R$ 54 milhões.

​Com um total de 4 mil ações, o merchandising na TV aberta no Brasil movimentou cerca de R$1,3 bilhão de janeiro a março deste ano. No ranking de investimentos, o setor de higiene pessoal e beleza aparece como primeiro colocado, com um total de gastos de R$178 milhões.

Na sequência, com investimentos de R$ 139 milhões, está o setor de comércio e varejo, seguido pelo setor de bebidas, com R$129 milhões investidos.

Entre as categorias de produtos anunciados, as bebidas lideram em termos de investimentos, com R$ 54 milhões gastos em 135 ações. Depois aparecem os tônicos fortificantes e vitaminas, que em 309 ações desprenderam R$ 52 milhões. Na terceira posição do ranking de categoria estão os móveis residenciais, com R$43 milhões investidos.

Quando considerados os gêneros televisivos que mais receberam investimentos de merchandising no trimestre, os programas de auditório encabeçam a lista, com R$674 milhões, seguidos dos realities shows, com  R$ 257 milhões, e dos programas femininos, com R$ 115 milhões investidos.

Anunciantes
No quesito merchandising, Ambev e L´Oreal lideram entre os anunciantes, com R$62 e R$51 milhões investidos, respectivamente. Na sequência aparece a Unilever Brasil, com R$43 milhões em investimentos.

Fonte: IBOPE Media - Merchanview

Merchandising - TV aberta - Jan a Mar 2013
Ranking
Anunciantes
Ações
Inv (000)
1
AMBEV
101
R$ 61.892
2
L OREAL
66
R$ 51.157
3
UNILEVER BRASIL
71
R$ 43.777
4
DIVCOM PHARMA
213
R$ 36.467
5
EMBRATEL
97
R$ 31.705
6
PANASONIC DO BRASIL
63
R$ 30.750
7
TOP THERM
212
R$ 29.327
8
MOVEIS KAPPESBERG
47
R$ 28.601
9
CARREFOUR
26
R$ 27.596
10
CLARO
93
R$ 24.569
OUTROS
3011
R$ 1.002.264
TOTAL
4000
R$ 1.368.105

  

Merchandising - TV aberta - Jan a Mar 2013
Ranking
Categoria
Ações
Inv (000)
1
REFRIGERANTES
135
R$ 54.051
2
TONICO FORTIFICANTE E VITAMINA
309
R$ 52.312
3
MOVEIS RESIDENCIAIS
63
R$ 43.337
4
TELECOM FIXA FISICA
138
R$ 42.471
5
HIGIENE E BELEZA CAPILAR
105
R$ 42.078
6
E COMMERCE
86
R$ 39.216
7
VEICULOS PASSEIO
53
R$ 38.579
8
LINHA HIGIENE PESSOAL E BELEZA
51
R$ 36.585
9
CERVEJAS
99
R$ 36.263
10
SUPER HIPERMERCADOS ATACADISTA
35
R$ 35.396
OUTROS
2926
R$ 947.818
TOTAL
4000
R$ 1.368.105

 

Merchandising - TV aberta - Jan a Mar 2013
Ranking
Gêneros de programa
Ações
Inv (000)
1
Auditório 
1236
R$ 674.202
2
Reality Show 
342
R$ 257.016
3
Feminino 
1027
R$ 115.447
4
Novela 
133
R$ 96.574
5
Humorístico 
178
R$ 75.442
Outros
1084
R$ 149.425
TOTAL
4000
R$ 1.368.105
 
 

 

 

Sobre o Merchanview: monitoramento das ações de merchandising em programas nacionais em 5 redes de TV. Permite a análise de categorias de produtos, anunciantes, programas e emissoras de TV. Além do volume de ações, investimento publicitário e diferentes formatos, tais como ação comercial, ação integrada, estímulo visual, insert de vídeo, entre outros, é possível analisar o volume de GRP nacional com base no Painel Nacional de Televisores (PNT). Permite ao assinante o download e visualização das imagens de todas as ações de merchandising.

 

Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
TV; Investimento publicitário
 

 Notícias Relacionadas

 
 
88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo
16/set/2015
72% dividem a atenção entre televisão e redes sociais
Campanhas públicas movimentaram R$ 729 milhões em junho
16/set/2014
No mês que antecedeu a proibição da propaganda política paga no rádio e na TV, categoria foi a primeira colocada em ranking de quem mais investiu
 

 Soluções Relacionadas

 
MAP
Relatórios e análises de TV personalizados
Análise da concorrência em mercados mais dinâmicos.
Plataforma online que possibilita acessar de qualquer lugar dados da audiência de TV
Ferramenta para análise do investimento publicitário.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media