TEXTO:
Praticamente metade das mães brasileiras já estão conectadas à internet
10/05/2013
Pesquisa do IBOPE Media revela que 39% do grupo utiliza a rede para se informar e 23% para se entreter
shutterstock
​No geral, enviar e receber e-mails são as atividades mais praticadas pelas mães que estão conectadas (84%).

​No Brasil, 47% das mulheres das principais capitais e regiões metropolitanas são mães ou responsáveis por algum integrante do domicílio onde vivem. Desse total, 57% trabalham e 83% são as principais responsáveis pelas compras da casa.

Além da exaustiva rotina de cuidar dos filhos, ser uma profissional bem sucedida e dona de casa, mais uma importante atividade é atribuída ao cotidiano das mães brasileiras: a interação com os meios de comunicação.

De acordo com dados do IBOPE Media, 97% das mães brasileiras assistiram à TV nos últimos sete dias. No mesmo período, 71% escutaram rádio, 48% acessaram a internet, 40% leram jornal, 35% viram TV por assinatura, 33% leram revistas e 3% foram ao cinema.

A busca de informação e entretenimento é crescente entre  as mães brasileiras que além de consumir dois ou mais meios simultaneamente, também consomem um mesmo meio em diferentes plataformas. A leitura do jornal impresso e digital, por exemplo, já corresponde a 7% entre elas.

Internet
A pesquisa do IBOPE Media também aponta que, no total das mães que estão conectadas à rede, 39% afirmam que acessam a internet para se informar, enquanto 23% dizem que o fazem para se entreter. Quando consideradas exclusivamente as matriarcas que trabalham, esses percentuais sobem para 46% e 27%, respectivamente.

No geral, enviar e receber e-mails são as atividades mais praticadas pelas mães que estão conectadas (84%). Mas o acesso às redes sociais também é comum, 75% delas visitaram páginas da categoria, sendo que 59% publicaram ou atualizaram conteúdo nos últimos sete dias. Ler notícias é outra atividade popular entre elas, com adesão de 67%.

Quando considerados o uso de internet nos últimos sete dias, 59% das mães também enviaram e/ou receberam mensagens instantâneas e 57% consultaram mapas, rotas e endereços.

Há ainda 56% que assistiram ou baixaram fotos e vídeos, 46% que visitaram sites de saúde e 39% que consultaram a previsão do tempo ou acessaram páginas de sites de educação e aprendizagem.

Comentários
Comunicação institucional
03/jun/2013
Thiago, a faixa etáia das pessoas entrevistadas vai de 18 a 75 anos. Já a base do estudo é o Target Group Index Brasil, ano 13, ondas 1 + 2. O universo é de 71.096.000 pessoas, em 9 regiões metropolitanas do Brasil - Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e mais os interiores do Sul e do Sudeste.
Thiago Guimaraes
28/mai/2013
Seria possível ainda saber a base e idades?
Comunicação institucional
22/mai/2013
Thiago, a pesquisa utilizada foi o Target Group Index (ano 13, ondas 1 e 2, cujo período de campo está compreendido entre julho de 2011 e agosto de 2012).
Thiago Guimaraes
17/mai/2013
Seria possível saber quando foram coletados os dados? Obrigado.
TAGS
Internet
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Expectativa de aumento da carga de trabalho, no curto prazo, é alta entre profissionais
12/nov/2015
Segundo CONECTA, principais motivadores para escolher novo trabalho são plano de saúde, horário flexível e remuneração acima da média
88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo
16/set/2015
72% dividem a atenção entre televisão e redes sociais
 

 Soluções Relacionadas

 
Como grandes grupos de comunicação têm se adaptado.
Monitoramento de rádios online com transmissão em live streaming.
Avaliação estratégica de uma marca, produto ou campanha.
Pesquisa sobre o internauta brasileiro, com integração à base do Target Group Index.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media