TEXTO:
Praticamente metade das mães brasileiras já estão conectadas à internet
10/05/2013
Pesquisa do IBOPE Media revela que 39% do grupo utiliza a rede para se informar e 23% para se entreter
shutterstock
​No geral, enviar e receber e-mails são as atividades mais praticadas pelas mães que estão conectadas (84%).

​No Brasil, 47% das mulheres das principais capitais e regiões metropolitanas são mães ou responsáveis por algum integrante do domicílio onde vivem. Desse total, 57% trabalham e 83% são as principais responsáveis pelas compras da casa.

Além da exaustiva rotina de cuidar dos filhos, ser uma profissional bem sucedida e dona de casa, mais uma importante atividade é atribuída ao cotidiano das mães brasileiras: a interação com os meios de comunicação.

De acordo com dados do IBOPE Media, 97% das mães brasileiras assistiram à TV nos últimos sete dias. No mesmo período, 71% escutaram rádio, 48% acessaram a internet, 40% leram jornal, 35% viram TV por assinatura, 33% leram revistas e 3% foram ao cinema.

A busca de informação e entretenimento é crescente entre  as mães brasileiras que além de consumir dois ou mais meios simultaneamente, também consomem um mesmo meio em diferentes plataformas. A leitura do jornal impresso e digital, por exemplo, já corresponde a 7% entre elas.

Internet
A pesquisa do IBOPE Media também aponta que, no total das mães que estão conectadas à rede, 39% afirmam que acessam a internet para se informar, enquanto 23% dizem que o fazem para se entreter. Quando consideradas exclusivamente as matriarcas que trabalham, esses percentuais sobem para 46% e 27%, respectivamente.

No geral, enviar e receber e-mails são as atividades mais praticadas pelas mães que estão conectadas (84%). Mas o acesso às redes sociais também é comum, 75% delas visitaram páginas da categoria, sendo que 59% publicaram ou atualizaram conteúdo nos últimos sete dias. Ler notícias é outra atividade popular entre elas, com adesão de 67%.

Quando considerados o uso de internet nos últimos sete dias, 59% das mães também enviaram e/ou receberam mensagens instantâneas e 57% consultaram mapas, rotas e endereços.

Há ainda 56% que assistiram ou baixaram fotos e vídeos, 46% que visitaram sites de saúde e 39% que consultaram a previsão do tempo ou acessaram páginas de sites de educação e aprendizagem.

Comentários
Comunicação institucional
03/jun/2013
Thiago, a faixa etáia das pessoas entrevistadas vai de 18 a 75 anos. Já a base do estudo é o Target Group Index Brasil, ano 13, ondas 1 + 2. O universo é de 71.096.000 pessoas, em 9 regiões metropolitanas do Brasil - Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e mais os interiores do Sul e do Sudeste.
Thiago Guimaraes
28/mai/2013
Seria possível ainda saber a base e idades?
Comunicação institucional
22/mai/2013
Thiago, a pesquisa utilizada foi o Target Group Index (ano 13, ondas 1 e 2, cujo período de campo está compreendido entre julho de 2011 e agosto de 2012).
Thiago Guimaraes
17/mai/2013
Seria possível saber quando foram coletados os dados? Obrigado.
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Internet
 

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