TEXTO:
Praticamente metade dos brasileiros estão pessimistas com o futuro do Brasil
29/05/2015
Saúde, violência e drogas são os principais problemas citados pela população
​maioria da população não sabe qual é o atual índice de inflação no país.​
Como você se sente atualmente em relação ao futuro do país? O IBOPE Inteligência fez essa pergunta aos brasileiros e 48% dizem que estão pessimistas. Os otimistas somam 21%, enquanto 28% não estão nem otimistas, nem pessimistas e 2% não sabem ou preferem não responder.

Os entrevistados também foram questionados quanto as áreas nas quais o Brasil tem os maiores problemas. A saúde aparece em primeiro lugar, quando somadas as três principais menções dos entrevistados, com 61% das citações. Na sequência estão segurança/violência (37%), drogas (35%), educação (34%) e combate à corrupção (27%).

Inflação e desemprego – A pesquisa mostra ainda que a maioria da população não sabe qual é o atual índice de inflação no país. Ao serem questionados, 35% declaram que não sabem ou preferem não responder, cerca de dois entrevistados em cada 10 (19%) dizem que é maior do que 12%, essa mesma proporção (18%) afirmam que o índice está entre 9% e 12% e 4% mencionam que a inflação é menor que 4%. Um quarto dos brasileiros (25%) cita que o índice está entre 4% e 8%, respondendo de acordo com o cenário atual, que é de um IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 4,56% até abril.

Boa parte dos brasileiros (43%) acha ainda que a inflação atual é maior do que era no governo de Fernando Henrique Cardoso, contra apenas 22% que pensam o contrário. No fim de 2002, último ano de FHC na presidência, o IPCA foi de 12,5%. 

A maioria dos brasileiros também desconhece a atual taxa de desemprego do país, que foi de 6,4% em abril. Apenas 15% dos entrevistados citam que o desemprego está entre 4% e 8%, enquanto 27% dizem que é maior do que 12%, dois em cada 10 entrevistados (20%) mencionam que está entre 9% e 12% e apenas 3% dizem ser menor do que 4%. Há ainda 35% que não sabem ou preferem não responder.

Imprensa – Os veículos de comunicação podem ter alguma influência no sentimento de pessimismo dos brasileiros: 41% acham que a imprensa mostra uma situação econômica mais negativa do que o próprio entrevistado percebe no seu dia a dia, contra 28% que discordam dessa posição.   

Sobre a pesquisa 
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de maio de 2015. Foram ouvidas 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

RELATÓRIO DA PESQUISA
Comentários
Ainda não foram adicionados comentários para esta página. Seja o primeiro a comentar.
TAGS
Opinião pública
 

 Notícias Relacionadas

 
 
40% dos brasileiros acham que eventual governo de Michel Temer seria ruim ou péssimo
17/dez/2015
Expectativa é baixa até mesmo entre os favoráveis ao impeachment de Dilma
Hoje, 70% dos brasileiros consideram governo Dilma ruim ou péssimo
15/dez/2015
82% da população desaprova a maneira de governar da presidente
 

 Soluções Relacionadas

 
Bus
Pesquisa multiclientes com periodicidade mensal e representatividade nacional.
Pesquisa realizada com a população para avaliar conhecimento e notoriedade de marcas
Monitora a confiança da população em instituições e grupos sociais.
Atitude, comportamento e percepção do consumidor.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media