TEXTO:
Acesso à internet no Brasil atinge 94,2 milhões de pessoas
17/12/2012
Número inclui crianças e adolescentes com acesso em casa
istockphoto
​IBOPE Media paasa a incluir crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) na medição de acesso á internet
​O total de pessoas com acesso à internet no Brasil, no terceiro trimestre de 2012, foi de 94,2 milhões, segundo o IBOPE Media. Esse número considera as pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), mais as crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em domicílios.

A partir deste trimestre, o IBOPE Media passou a incluir na medição do acesso geral as crianças e adolescentes de 2 a 15 anos de idade com acesso em casa. Sem considerar esse público, o número total com acesso no Brasil seria de 85,3 milhões no terceiro trimestre de 2012, representando crescimento de 2,4% sobre os 83,4 milhões do trimestre anterior e de 8,8% sobre os 78,5 milhões do terceiro trimestre de 2011.

Segundo Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online, a inclusão do acesso domiciliar do público de 2 a 15 anos no número total de internautas foi uma proposta do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil, que sempre defendeu a importância de se ter um número que desse uma compreensão mais abrangente do tamanho do mercado de internet no Brasil. “Sempre incluímos as crianças e adolescentes na medição do acesso domiciliar. E agora teremos também esse público contabilizado no número geral de pessoas com acesso, dando ao mercado uma avaliação completa da força da internet brasileira”, informou a diretora.

Trabalho e domicílios
O acesso no local de trabalho ou em domicílios chegou a 72,4 milhões no quarto trimestre de 2012, o que significou um aumento de 2,1% sobre os 70,9 milhões do terceiro trimestre de 2012 e de 14% em relação aos 63,5 milhões do quarto trimestre de 2011.

Quando se considera somente a medição em domicílios, o crescimento foi ainda maior. O número de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet foi de 69,5 milhões no quarto trimestre de 2012, um aumento de 2,5% sobre o trimestre anterior e de 16% sobre o mesmo trimestre do ano de 2011.

Do total de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet, 44,7 milhões foram usuários ativos em novembro de 2012. O crescimento foi de 3,1% sobre os 43,3 milhões de outubro de 2012 e de 14% sobre novembro de 2011.
Em casa e no local de trabalho, o número de usuários ativos chegou a 53,6 milhões em novembro de 2012, resultado de um aumento de 0,7% sobre o mês anterior e de 12% na comparação com novembro de 2011.

As categorias com maior crescimento no número de usuários únicos em novembro foram as de companhias aéreas, com aumento mensal de 11,4%; as de pagamento seguro de compras online, com evolução de 5,4%; e as de informações e produtos para animais domésticos, com crescimento de 14,1%.
Comentários
Comunicação institucional IBOPE
27/jun/2013
Marcus, você pode solicitar a assinatura da ferramenta Netview (http://migre.me/fd3ag) ou a aquisição da pesquisa Internet Pop (http://migre.me/fd3hL). Acesse a página de orçamento de pesquisa (http://migre.me/fd3pV) e detalhe a sua necessidade para que nosso departamento comercial possa atendê-lo.
Marcos
27/jun/2013
Gostaria de saber como posso ter acesso ao relatório/estudo do Ibope Nielsen Online? Obrigado.
Comunicação IBOPE
07/jan/2013
Prezado Thiago, Usuários ativos são aqueles que acessaram à internet nos últimos 30 dias. A denominação correta para "usuários em geral" é "pessoas com acesso", que são aquelas que têm acesso à rede, mas não necessariamente o fizeram no período.
Thiago Guimaraes
21/dez/2012
Gostaria de saber a definição de usuários ativos e como difere da de usuários em geral. Obrigado, Thiago
Jefther
20/dez/2012
E mesmo assim ainda temos um péssimo serviço de internet. Que cobra valores altíssimos por um produto de má qualidade. Países como Canada tem um serviço de internet muito melhor, e por um preço muito mais acessível.
TAGS
Internet
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Expectativa de aumento da carga de trabalho, no curto prazo, é alta entre profissionais
12/nov/2015
Segundo CONECTA, principais motivadores para escolher novo trabalho são plano de saúde, horário flexível e remuneração acima da média
88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo
16/set/2015
72% dividem a atenção entre televisão e redes sociais
 

 Soluções Relacionadas

 
Monitoramento de rádios online com transmissão em live streaming.
Avaliação estratégica de uma marca, produto ou campanha.
Monitoramento do comércio eletrônico.
Como grandes grupos de comunicação têm se adaptado.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media