TEXTO:
Dilma Rousseff lidera pesquisa de intenção de voto para presidente
20/03/2014
Atual presidente é mencionada, espontaneamente, por 23% dos brasileiros
agência brasil
​Dilma tem o mesmo nível de citação registrado na última pesquisa (novembro)

​Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para presidente da República em 2014 aponta a atual presidente Dilma Rousseff (PT) como a que detém o maior percentual de citação espontânea dos eleitores, com 23%, mesmo nível de citação registrado na última pesquisa, realizada em novembro.

Na sequência, os eleitores também citam o ex-presidente Lula (PT), com 7%, Aécio Neves (PSDB), com 6%, Eduardo Campos (PSB), com 3%, e Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB), com 2% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 37% e outros 18% afirmam que votariam em branco ou nulo.

Cenário 1
O IBOPE Inteligência testou alguns cenários de intenção de voto para presidente. Em um deles, com oito candidatos, Dilma tem 40% das menções, seguida de Aécio Neves, com 13%, Eduardo Campos, com 6%, Pastor Everaldo, com 3%, Randolfe Rodrigues, com 1%. Eymael, Levy Fidélix e Mauro Iasi não somam 1% das menções. Votos brancos e nulos totalizam 24% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 12%.

Cenário 2
Em outro cenário, com Marina Silva pelo PSB, Dilma também é a candidata com maior intenção de voto, com os mesmos 40% de menções do cenário anterior, seguida de Aécio Neves com 13%, Marina Silva com 9%, Pastor Everaldo com 2%, Randolfe Rodrigues com 1%. Eymael, Levy Fidélix e Mauro Iasi não somam 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos totalizam 23% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 11%.

Cenário 3
No terceiro cenário, apenas com três candidatos, que também foi testado nas pesquisas anteriores (novembro e outubro), Dilma tem 43% das intenções de voto (tinha os mesmos 43% em novembro e 41% em outubro), Aécio Neves, 15% (14% em novembro e em outubro), e Eduardo Campos, 7%, mesmo percentual de novembro (10% em outubro). Votos brancos e nulos somam 25% e os indecisos, 11%.

Cenário 4
Quando considerados novamente apenas três candidatos, mas com Marina Silva pelo PSB, cenário que também foi testado em novembro e outubro, Dilma mais uma vez é a candidata mais citada, com 41% das menções (tinha 42% em novembro e 39% em outubro). Aécio Neves aparece com 14% (13% em novembro e em outubro), e Marina Silva, com 12% (14% em novembro e 21% em outubro). Votos brancos e nulos representam 22% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.

Segundo turno
Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 47% das intenções de voto, contra 20% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 25% e os indecisos, 9%.

Se a disputa for com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 45% das menções, ante 21% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 24% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.

Em um segundo turno com Eduardo Campos, a presidente permanece na liderança, com 47% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano é citado por 16% dos eleitores. Votos brancos e nulos somam 26% e os indecisos, 11%.

Período de campo: pesquisa realizada nos dias 13 a 17 de março de 2014
Tamanho da amostra: foram entrevistados 2.002 eleitores
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 2 p.p. para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada por IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA.
Registro eleitoral: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00031/2014.

 

RELATÓRIO

 

Veja também os resultados da pesquisa CNI-IBOPE realizada no mesmo período sobre a avaliação do governo federal

Comentários
Raimundo G. Leite
23/out/2014
Não é possível que o povo Brasileiro ainda continua acreditando em ipocritas ! gente é a nossa vez, não vamos permitir que esta corja de Bandidos continue nos enganando, é isto que o PT vem fazendo, porque que o traidor "LULA" fala que está de saco cheio de ouvir o escandalo da Petrobrás ? É porque eles sabem que se outro canditado ganhar toda a corrupção da Petrobrás será descoberta. Acreditem, podem ter certeza !
Leandro Viana de Araujo Silva
01/out/2014
Acredito que cansamos de ser enganados por falsas promessas, porem a hora de mudar é agora, no meu ver as pesquisas não são reais, pois o governo tem que ter uma cabeça aberta para novas ideias, por isso irei votar em Aécio Neves meu presidente.
Gileno Correia dos Santos
09/set/2014
Quem não se ilude com esses políticos descarados e a manipulação da mídia vota em Dilma.
Gustavo Rech
04/abr/2014
Complementando... Sem hipocrisia quanto ao direito à dignidade, neste caso todos devem ter possibilidade de acesso e gozo à saúde e educação adequados e de qualidade, dinheiro pra isso não falta no país, aliás, falta por estar “desaparecendo” para lugares conhecidos por todos, mas... Falta respeito pelas pessoas, faltam políticos cumprindo seu real papel social, faltam governantes éticos e capacitados, enfim, enfim, enfim.... é pela falta disso e muito mais que não conseguimos atingir a tão sonhada igualdade. Quando falo igualdade, falo na possibilidade de todos progredirem e de pobres se tornarem ricos pelo seu suor, capacidade e vontade de crescer... mas como chegar a este cenário quando muitos são ricos por corrupção deslavada... a distribuição do dinheiro do país está errada sim, mas não é dando aos pobres e nem tirando dos ricos (trabalhadores) que irá se resolver, é sim eliminando a corrupção e diminuindo os custos exorbitantes com aqueles que se dizem preocupados e trabalhando em prol do país, Deputados, Senadores, Presidentes e toda sua cambada. Cansei disso...
Gustavo Rech
04/abr/2014
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber.O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a..." Adrian Rogers, 1931
Comunicação IBOPE Inteligência
03/abr/2014
Carlos, a relação dos municípios pesquisados está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, no seguinte link: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoMunicipio.abrir?id=20864
Aldemar Furtado
02/abr/2014
Vocês sabiam que podem mostrar sua insatisfação sua indignação contra os políticos que aí estão? Basta votar nulo ou em branco, eu disse, Votar, ir a urna! Se para Presidente, Governador e Prefeito o resultado das urnas for 50%+1 a eleição será anulada e e convocado uma nova eleição sem a participação dos que concorreram na eleição anulada. Lei n°4737/65 art:244.. Eleitores Indignai-vos!!!
Penha Dias
01/abr/2014
O brasileiro gosta de protestar.Apenas isto.
sojfiodffdoifm
01/abr/2014
ja tem coxinha chorando aqui... nao adianta e as pessoas que desistem de vota em dilma passa a votar nulo e nao em aecio ou marina!
Frederico Ribeiro
28/mar/2014
Boadicea, infelizmente os resultados fazem sentido. Pense que as pessoas do seu meio, que tem educação e certa consciência política, são minoria. Veja os números do IBGE: 15% da população com mais de 25 anos tem curso superior, 50 milhões de brasileiros (25% da população) recebem bolsa família... Enfim, é a velha política da esmola que oferece o pão mas não oferece a Educação.
sergio luiz brito
27/mar/2014
Pesquisa está bem pessimista em relação ao que temos observado diante da aceitação da Dilma houssef nas sociais. Creio no crescimento da tendencia de aprovação da Presidente.
Comunicação IBOPE Inteligência
26/mar/2014
Boadicea, esclarecemos que as pesquisas realizadas pelo IBOPE Inteligência são domiciliares. Para mais detalhes acesse o Guia de Leitura de Pesquisa Eleitoral: http://www.ibope.com/pt-br/conhecimento/Leitura-de-Pesquisas-Eleitorais/Paginas/Guia-de-Leitura-de-Pesquisas-Eleitorais.aspx
Boadicea Victoria
26/mar/2014
Engraçado, aqui no Sul do Brasil ninguém vota Dilma! Não vejo ninguém fazendo pesquisas aqui, essas pesquisas tem de ser porta em porta como era antigamente. Vocês foram comprados? Tá dando muito essa impressão... Desculpe, é só a minha opinião e a de mais um monte de gente.
Carlos Tomaz
20/mar/2014
Seria possível informar quais são os municípios onde foram realizadas as pesquisas, bem como a quantidade de pessoas em cada uma? Não estou criticando, apenas tentando entender melhor os resultados.
TAGS
Eleições 2014; Opinião pública
 

 Notícias Relacionadas

 
 
40% dos brasileiros acham que eventual governo de Michel Temer seria ruim ou péssimo
17/dez/2015
Expectativa é baixa até mesmo entre os favoráveis ao impeachment de Dilma
Hoje, 70% dos brasileiros consideram governo Dilma ruim ou péssimo
15/dez/2015
82% da população desaprova a maneira de governar da presidente
 

 Soluções Relacionadas

 
Monitora a confiança da população em instituições e grupos sociais.
Análises a percepção do público com relação a campanhas de comunicação
Pesquisa realizada com a população para avaliar conhecimento e notoriedade de marcas
Bus
Pesquisa multiclientes com periodicidade mensal e representatividade nacional.
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media