17% dos internautas visitaram o site da Receita Federal em abril
23/05/2013
Estudo do IBOPE Media aponta também o aumento da audiência de sites de humor e de relacionamentos

A declaração de imposto de renda movimentou a internet brasileira nos meses de março e abril de 2013. Do total de usuários ativos em abril, 17% foram ao site da Receita Federal, sendo 9,3 milhões de visitantes em casa ou no local de trabalho. Outros 8,8 milhões acessaram o site da Receita em março, para baixar o programa, receber informações sobre o imposto de renda ou enviar a declaração.

Evolução do número de usuários únicos do canal Receita Federal – Brasil - trabalho e domicílios – janeiro de 2013 a março de 2013
Fonte: NetView - IBOPE Media

Os sites de humor também vêm aumentando sua audiência, sobretudo os que têm seu conteúdo disseminado por usuários das redes sociais. Em abril, as páginas de humor atingiram 15,9 milhões de usuários únicos, número 2% maior que o do mês anterior e 21% superior ao registrado seis meses antes.

Outros sites que cresceram em abril foram os da categoria pessoas, em que se classificam as páginas de namoro, dating e cadastros para promover encontros. Em abril, 6,6 milhões de pessoas visitaram esses sites no Brasil, número 14% superior aos 5,8 milhões de março e que representou 12,3% dos internautas do mês.

Grande parte do crescimento deve-se ao maior interesse dos internautas adultos e idosos por esses sites de relacionamento, sendo que o consumo das páginas de dating no Brasil aumenta em função da idade. Em abril, mais da metade da categoria tinha 35 anos ou mais.  A análise de cobertura também indica que, enquanto na faixa de 25 a 34 anos, o consumo desses sites chega a 12,7%, entre os indivíduos de 55 anos ou mais, 17,2% visitaram perfis em páginas de namoro.

Distribuição dos usuários únicos da subcategoria Pessoas– Brasil - trabalho e domicílios – abril de 2013
  usuários únicos (000) distribuição de usuários (%) distribuição de páginas vistas (%) afinidade de páginas vistas cobertura (%)
total 6.602 100 100 100 12,3
2 -11 351 5,3 1,5 49 5,6
12 - 17 515 7,8 2 25 9,5
18 - 24 584 8,9 4,5 35 9,6
25 - 34 1.733 26,2 27,4 79 12,7
35 - 49 2.007 30,4 39,1 142 14,6
50+ 1.412 21,4 25,6 182 16,7

18+ 5.736 86,9 96,5 108 13,6
21+ 5.579 84,5 95,6 112 14
35+ 3.419 51,8 64,7 156 15,4
45+ 2.018 30,6 36,2 168 16,2
50+ 1.412 21,4 25,6 182 16,7
55+ 912 13,8 14,2 184 17,2

Fonte: NetView - IBOPE Media

De modo geral, a internet brasileira manteve-se estabilizada em abril, apresentando apenas uma pequena oscilação. O total de usuários ativos em casa ou no local de trabalho diminuiu 0,3% em abril em relação a março, atingindo 53,7 milhões. Na comparação com os 48,9 milhões de usuários ativos de abril de 2012, o crescimento foi de 10%.

Evolução do tempo de uso por pessoa, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – Brasil - trabalho e domicílios – março de 2013 e abril de 2013

mar/13

abr/13

variação

Tempo de uso do computador (hh:mm:ss) – aplicativos incluídos

Tempo de uso do computador (hh:mm:ss) – aplicativos excluídos

Trabalho e domicílios

Número de usuários ativos (000)

53.851

53.705

Número de pessoas com acesso (000)

72.747

Número de pessoas com acesso (000)

Qualquer ambiente – 3º. trimestre de 2012

94.220

Em todos os ambientes (casa, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), o número de pessoas com acesso foi de 94,2 milhões, no terceiro trimestre de 2012.

Sobre o IBOPE Media
O IBOPE Media é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados, principalmente, em pesquisa de mídia e serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 15 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

O IBOPE Media tem parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado, Kantar Group e Nielsen Company.