Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
94,2 milhões de pessoas tem acesso à internet no Brasil
14/12/2012
Número inclui crianças e adolescentes com acesso em casa
 
O total de pessoas com acesso à internet no Brasil, no terceiro trimestre de 2012, foi de 94,2 milhões, segundo o IBOPE Media. Esse número considera as pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), mais as crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em domicílios.
 
A partir deste trimestre, o IBOPE Media passou a incluir na medição do acesso geral as crianças e adolescentes de 2 a 15 anos de idade com acesso em casa. Sem considerar esse público, o número total com acesso no Brasil seria de 85,3 milhões no terceiro trimestre de 2012, representando crescimento de 2,4% sobre os 83,4 milhões do trimestre anterior e de 8,8% sobre os 78,5 milhões do terceiro trimestre de 2011.
 
 Evolução do número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, em milhões – Brasil – 3º trimestre de 2011 a 3º trimestre de 2012 
- pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente
- pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente + pessoas de 2 a 15 anos com acesso em domicílios
Fonte: IBOPE Media
 
Segundo Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online, a inclusão do acesso domiciliar do público de 2 a 15 anos no número total de internautas foi uma proposta do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil, que sempre defendeu a importância de se ter um número que desse uma compreensão mais abrangente do tamanho do mercado de internet no Brasil. “Sempre incluímos as crianças e adolescentes na medição do acesso domiciliar. E agora teremos também esse público contabilizado no número geral de pessoas com acesso, dando ao mercado uma avaliação completa da força da internet brasileira”, informou a diretora.
 
Trabalho e domicílios
O acesso no local de trabalho ou em domicílios chegou a 72,4 milhões no quarto trimestre de 2012, o que significou um aumento de 2,1% sobre os 70,9 milhões do terceiro trimestre de 2012 e de 14% em relação aos 63,5 milhões do quarto trimestre de 2011.

Quando se considera somente a medição em domicílios, o crescimento foi ainda maior. O número de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet foi de 69,5 milhões no quarto trimestre de 2012, um aumento de 2,5% sobre o trimestre anterior e de 16% sobre o mesmo trimestre do ano de 2011.
 
 
Evolução do número de pessoas com acesso, em milhões – Brasil – 3º trimestre de 2011 a 4º trimestre de 2012 – domicílios - trabalho e domicílios
-pessoas de 16 anos ou mais de idade com  acesso no local de trabalho
-pessoas de 2 anos ou mais de idade com acesso em domicílios
Fonte: IBOPE Media
  
Do total de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet, 44,7 milhões foram usuários ativos em novembro de 2012. O crescimento foi de 3,1% sobre os 43,3 milhões de outubro de 2012 e de 14% sobre novembro de 2011.
 
Em casa e no local de trabalho, o número de usuários ativos chegou a 53,6 milhões em novembro de 2012, resultado de um aumento de 0,7% sobre o mês anterior e de 12% na comparação com novembro de 2011.
 
Tempo de uso por pessoa, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – Brasil - trabalho e domicílios – novembro de 2012
 

out/12

nov/12

variação

Tempo de uso do computador (hh:mm:ss) – aplicativos incluídos

Trabalho e domicílios

62:08:38

59:52:51

-3,6%

Tempo de uso do computador (hh:mm:ss) – aplicativos excluídos

Trabalho e domicílios

47:55:55

46:19:40

-3,3%

Número de usuários ativos (000)

Trabalho e domicílios

53.193

53.577

0,7%

Número de pessoas com acesso (000)

Trabalho e domicílios

70.927

72.419

2,1%

 

Número de pessoas com acesso (000)

Qualquer ambiente – 3º. trimestre de 2012

94.220

                                   Fonte: IBOPE Media 
  
Número de pessoas com acesso e de usuários ativos, em milhões – Brasil 
Fonte: IBOPE Media  
 
 As categorias com maior crescimento no número de usuários únicos em novembro foram as de companhias aéreas, com aumento mensal de 11,4%; as de pagamento seguro de compras online, com evolução de 5,4%; e as de informações e produtos para animais domésticos, com crescimento de 14,1%.

Sobre o IBOPE Media
Maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia, o IBOPE Media é especialista nas soluções de audiência e monitoramento de meios de comunicação, estudos sobre hábitos e atitudes dos consumidores e serviços analíticos para subsidiar decisões de negócios de mídia. Possui operações em 15 países da América Latina.
O IBOPE Media tem parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado, Kantar Group e Nielsen Company.
  
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media