Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Brasileiro deve gastar R$ 786 com vestuário em 2013
15/03/2013

Dias antes da semana de moda mais importante do país, a São Paulo Fashion Week, estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, apontam que cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 786 com vestuário. O valor é superior ao estimado em 2012, quando a média nacional foi de R$ 670.

De acordo com o estudo, as classes B e C serão as maiores consumidoras, com 40% do potencial de consumo cada. Em reais, o potencial de consumo da classe C é de R$ 52 bilhões e o da classe B, R$ 51 bilhões, de um total de R$ 129 bilhões estimados para 2013, 18% a mais do que no ano passado. A classe A deve representar 12%, com potencial de consumo de R$ 15 bilhões, acima dos R$ 13 bilhões do ano passado.

As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para o varejo de moda, com potencial estimado para 2013 de 8%, atingindo R$ 10,5 bilhões. Apesar do baixo volume, o crescimento esperado é de 47% sobre os R$ 7 bilhões do ano anterior.

Potencial anual de consumo para vestuário por classe

Classe Número de domicílios em área urbana % domicílios Potencial de consumo % potencial de consumo
(R$ milhões)
A 1.398.055 2,72 15.053,54 11,66
B 12.916.180 25,11 51.351,80 39,78
C 27.040.220 52,56 52.182,45 40,42
DE 10.087.588 19,61 10.508,01 8,14
Brasil 51.442.043 100 129.095,80 100

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência


Potencial de consumo por região

A região Sul é a que possui a maior expectativa de gasto por habitante, com R$ 897, seguida da região Centro-Oeste, com R$ 859, e da região Sudeste, com R$ 856. Os moradores da região Norte devem gastar R$ 692 e os do Nordeste, R$ 591.


Potencial anual de consumo para vestuário por região

Região Potencial de consumo % potencial de consumo Consumo per capita
(R$ milhões) R$/hab por ano
Norte 8.407,07 6,51 692,89
Nordeste 23.416,10 18,14 591,32
Sudeste 65.046,27 50,39 856,11
Sul 21.135,93 16,37 897,58
Centro-Oeste 11.090,43 8,59 859,51
Brasil 129.095,80 100 786,39

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência


Na análise de consumo de região/classe social, o Sudeste concentra o maior potencial em todas as classes. O destaque fica para a classe B, com R$ 28 bilhões, seguida pela classe C, com R$ 25 bilhões. Os índices mais baixos são os da região Norte, onde a soma de todas as classes deve atingir R$ 8 bilhões. 


Potencial de consumo por classe e por região

Classe Sul Sudeste Nordeste Norte Centro- Oeste
(R$ milhões) (R$ milhões) (R$ milhões) (R$ milhões) (R$ milhões)
A 2.956,24 7.628,35 2.084,97 744,48 1.639,50
B 8.638,79 28.682,53 6.682,24 2.905,42 4.442,83
C 8.380,74 25.096,98 10.691,49 3.776,41 4.236,82
DE 1.160,16 3.638,41 3.957,40 980,76 771,28
Total 21.135,93 65.046,27 23.416,10 8.407,07 11.090,43

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência


O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui a aquisição de vestuário masculino (bermuda, calça social, calça jeans, camiseta, casaco, roupa íntima, terno, meia, camisa e gravata), feminino (vestido, saia, blusa, terno feminino, roupa íntima, roupa esportiva e moda praia) e infantil (blusa, camiseta, roupa para bebê, vestido, calça, meia, roupa íntima e roupas de praia).

 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media