IBOPE Media e Twitter anunciam parceria para o desenvolvimento de métricas de repercussão da TV em redes sociais
08/05/2014

IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR) será um conjunto de métricas do alcance das conversas no Twitter sobre a programação televisiva em toda América Latina

O IBOPE Media e o Twitter anunciam uma parceria para o lançamento de um conjunto de soluções especializadas em medir a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital. O IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR) será uma métrica padrão do alcance e do engajamento de telespectadores baseada em conversas relacionadas com a TV no Twitter para apoiar as estratégias de anunciantes e emissoras de TV.

Com previsão de comercialização no Brasil ainda este ano e na  Argentina e Colômbia até 2015, a solução atenderá a demanda de um mercado em que 54% dos internautas assistem TV e usam internet ao mesmo tempo no Brasil. Entre eles, 38% comentam sobre o que estão assistindo, segundo pesquisas do IBOPE Media. “O ITTR é a consequência natural do crescente engajamento da audiência televisiva nas redes sociais e do desejo de estabelecer um benchmark comum nesta área”, avalia Orlando Lopes, CEO do IBOPE Media.

“Como a experiência de assistir TV continua evoluindo, as emissoras e anunciantes têm cada vez mais nos solicitado um referencial comum para medir o engajamento de sua programação na América Latina. Este acordo entre o IBOPE Media e o Twitter se destina a responder essa demanda na região”, afirma Guilherme Ribenboim, Diretor Geral do Twitter Brasil.

O IBOPE Media foi uma das primeiras empresas de pesquisa na América Latina a iniciar a medição de engajamento dos telespectadores em redes sociais, com serviços lançados no Brasil, Argentina e México em 2009. Em 2012, a empresa de pesquisa realizou um estudo – o Social TV – que aprofundou o entendimento sobre o uso simultâneo da TV e da internet, detalhando os hábitos dos internautas que comentam a programação televisiva.

O ITTR será, portanto, um conjunto de soluções que compreendem o impacto das interações online no ambiente televisivo, trazendo dados objetivos que permitirão às emissoras definirem seu conteúdo com agilidade e ainda mais assertividade aos anunciantes, que terão a constatação da efetividade e do sucesso de um merchandising em questão de minutos. “Ao entregar dados que aferem o hábito dos internautas ao comentar a programação e os elementos-chave na geração de engajamento, estamos contribuindo com o desenvolvimento da indústria de mídia na América Latina.

O IBOPE Media é uma empresa que investe continuamente em tecnologia e está sempre seguindo as tendências das mídias e as novas formas de consumo. Esta parceria atesta o nosso pioneirismo e inovação constante em soluções de medição de audiência televisiva na região, com mais tecnologia e estratégia”, complementa Lopes.

O atendimento para toda a região ficará sob a responsabilidade do IBOPE Media e será implantado em um modelo freemium - funções mais básicas e a camada superior de dados, como a classificação do programa, serão disponibilizadas gratuitamente pelas redes sociais do IBOPE Media. Para os clientes que desejarem mais detalhes sobre as análises e os dados, serão oferecidas outras opções de produtos pagos que ainda estão sendo definidas.

Sobre o IBOPE Media
Maior empresa de pesquisa de mídia na América Latina, o IBOPE Media oferece soluções em audiência, investimento publicitário e planejamento de campanhas. Há 71 anos, a empresa disponibiliza informações fundamentais para a tomada de decisão nos negócios de mídia e se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas.
O IBOPE Media emprega aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 16 países na América Latina e um escritório em Miami (EUA). Acesse www.ibope.com para mais informações.
Siga-nos no Twitter: @ibopemedia