Mobile Report, do IBOPE Media, mostra hábitos dos usuários de smartphone
23/04/2013
Aplicativos, ingressos e moda são os itens mais comprados pelo smartphone

São Paulo, 23 de abril de 2013 – O uso do celular, em especial os smartphones, vem crescendo de forma rápida e chamando a atenção de anunciantes. Pensando nisso, o IBOPE Media lança uma nova solução, o Mobile Report, que vai traçar, mensalmente, um perfil completo do usuário de smartphone e seus hábitos.

Em fevereiro, por exemplo, Redes Sociais foi a categoria mais acessada pelos respondentes da pesquisa.

Redes Sociais e/ou Comunicadores
78,8%
75,9%
57,9%
Músicas
47,4%
Entretenimento
43,8%

E quando o brasileiro mais utiliza a internet pelo celular? A resposta “enquanto espero (trânsito, fila etc)” foi a mais citada, mas há outras opções que chamam a atenção:

Enquanto espero (trânsito, filas etc)
60%
Antes de dormir
45%
Assim que acordo
29%
Enquanto assisto TV
23%
No banheiro
18%

Outro destaque é que 13% das pessoas declararam ter realizado alguma compra via mobile – um indicador de mudança de comportamento, pois, há dois ou três anos, as pessoas tinham medo de fazer compras até por meio de computadores tradicionais. Os valores gastos também supreendem:

Até R$ 30
15%
Até R$ 60
10%
Até R$ 100
18%
Até R$ 200
11%
Até R$ 300
9%
Mais de R$ 300
36%

Entre os que fizeram compras pelo smartphone, 19% adquiriram itens eletrônicos e 12%, eletrodomésticos. A compra de aplicativos, ingressos (cinemas, shows etc) e moda, no entanto, foram os mais citados, com 37%, 27% e 22%, respectivamente.

Ainda com relação a compras, o smartphone também é usado para comparar preços: 53% dos participantes dizem que costumam fazer essa comparação quando estão em lojas físicas para checar os preços em lojas online.

Além de pesquisar hábitos, o estudo Mobile Report mostra quais equipamentos as pessoas estão usando. O sistema operacional Android é o mais comum, citado por 59% dos pesquisados, seguido pelo iOS com 9%.

Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media, evidencia a importância deste estudo para quem pretende investir em publicidade no meio mobile: “Há 15 anos o IBOPE Media mede a internet e notamos que o acesso se expandiu através de diferentes plataformas e canais. Portanto, incluir o uso de smartphones é um passo natural para representarmos o crescente uso das múltiplas telas.  Para apoiarmos o mercado com números confiáveis, estabelecemos uma medição regular para monitorar a evolução de quando e como as pessoas se relacionam com esta nova tela”, conclui a executiva.

O estudo aponta ainda que os pesquisados prestam atenção nos anúncios que vêm ao acessar a internet pelo smartphone. Em fevereiro, os cupons de desconto foram os que mais chamaram a atenção, com 40%, seguidos por:

Promoção relâmpago
28%
Promoção de geolocalização
24%

Metodologia
A pesquisa Mobile Report é baseada em um questionário estruturado e representativo do universo de usuários de smartphone. Aplicado mensalmente em um painel de internautas, conta com no mínimo 700 pessoas. Com isso é possível acompanhar dados até hoje inéditos e analisá-los por sexo, idade, região e classe social.

Sobre o IBOPE Media
O IBOPE Media é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados, principalmente, em pesquisa de mídia e serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 15 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

O IBOPE Media tem parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado, Kantar Group e Nielsen Company.