Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Estudos Adhoc
Estratégia e reposicionamento
Situações de crise exigem medidas enérgicas. A evolução do mercado de shopping centers pode criar situações nas quais os shoppings existentes tenham que fazer um reposicionamento estratégico para encontrar o seu espaço no ambiente competitivo.

O reposicionamento estratégico é, por natureza, uma reanálise do mercado nos principais eixos que afetam o negócio, não é, portanto, uma mera melhoria. Essa abordagem faz parte da filosofia da “destruição criativa” e não do incrementalismo. 

A destruição criativa refere-se à identificação do negócio no ciclo de maturidade do mercado e da busca de eventuais soluções inovadoras para a sua reestruturação. O que se busca é encontrar uma nova posição de mercado que leve o shopping a maior rentabilidade.

Satisfação de clientes
Há shoppings que mesmo em um cenário macroeconômico incerto conseguem manter o seu desempenho histórico e até mesmo ganhar participação de mercado. São os chamados shoppings dominantes, líderes em seu mercado e com posicionamento claro na mente do consumidor.

Nesses casos, a recomendação é monitorar para não enfraquecer. E é justamente neste contexto que entram os estudos de satisfação que monitoram o perfil, comportamento e opinião dos clientes para que o shopping possa agir preventivamente realizando os ajustes necessários para a manutenção de sua posição de liderança.

O IBOPE Inteligência oferece como diferencial para este tipo de estudo um extenso banco de normas comparativas que permite analisar os resultados não apenas dentro do contexto do shopping, mas também frente à média da concorrência.

Estratégia Geográfica
Nos grandes centros urbanos, a concorrência entre os shoppings centers está cada vez mais feroz. Para atrair novos clientes e impulsionar vendas, é necessário saber onde buscar esses clientes. O estudo de estratégia geográfica faz uma análise do mercado geográfico no qual o shopping está inserido, delimita sua área de abrangência atual e identifica novos mercados que podem ser alvo de ações de marketing de guerrilha com o objetivo de aumentar a base de clientes. 

Análise para aquisição de shopping
Depois de um período de forte expansão, o setor de shopping entra agora em uma nova etapa de consolidação de redes. Nessa fase, muitos grupos podem optar por crescer pela aquisição de shoppings existentes. Para dar apoio nesse processo decisório, o IBOPE Inteligencia desenvolveu um sistema de análise que avalia não só o potencial atual do shopping, mas principalmente o seu potencial futuro e indica quais as principais ações que a empresa deve tomar para melhorar o desempenho atual do shopping caso decida adquiri-lo. 

Potencial para expansão
Esse é um estudo de potencial de mercado convencional que avalia o desempenho atual do shopping e as perspectivas de crescimento futuro. Nessa metodologia, o IBOPE Inteligência combina uma análise aprofundada do mix atual e da oferta concorrente, com o potencial efetivo do mercado e o perfil do cliente atual do shopping. O resultado é uma indicação objetiva do potencial de expansão, considerando o composto de produtos indicados. Além disso, é feita uma análise detalhada do composto atual para identificar possíveis oportunidades de ajuste que podem melhorar o desempenho do shopping, independentemente da expansão.

Potencial para shoppings novos
Localização, localização, localização é o mantra do varejo. E por mais que pareça um conceito ultrapassado, é extremamente verdadeiro. A experiência do IBOPE Inteligência em estudos de potencial para novos shoppings mostra que a localização é responsável, sozinha, por 70% do resultado de venda do shopping. E mais do que isso: localização é o único componente do composto mercadológico que não pode ser alterado. Por isso, conhecer o verdadeiro potencial de um terreno, antes de realizar todo o investimento de aquisição, planejamento e comercialização, é a melhor relação de custo benefício que qualquer empreendedor jamais irá encontrar no mercado de investimentos.

O IBOPE Inteligência tem vasta experiência em estudos de potencial para novos shoppings, já tendo realizado mais 1.500 estudos nos últimos 20 anos. Isso nos dá a certeza da assertividade de nosso método uma vez que muitos dos pontos estudos foram convertidos em shoppings que nos permitiram acompanhar seus resultados e compará-los com as estimativas iniciais.

Para entrar em contato, escreva para o e-mail: geonegocios@ibopeinteligencia.com
 

 Notícias Relacionadas

 
 
Fluxo de pessoas em shoppings tem queda em novembro
09/dez/2015
Atividade comercial nesses empreendimentos permanece com tendência negativa
Fluxo de pessoas em shoppings segue em queda
11/nov/2015
Redução neste mês, em relação a outubro de 2014, foi de 2,7%
 

 Soluções Relacionadas

 
Extenso banco de normas comparativas que permite analisar resultados
Traz o perfil e o grau de satisfação de consumidores de shopping em todo o País
A localização é responsável, sozinha, por 70% do resultado de venda do shopping
Veja alguns dos estudos oferecidos pela área de geonegócios do IBOPE Inteligência
 
PUBLICIDADE
Saiba mais sobre a marca Kantar IBOPE Media
Conheça o portfólio da Kantar IBOPE Media
Acompanhe nossos perfis e saiba todas as novidades da Kantar IBOPE Media